Banner Grande Aprendiz 28/06/2019
Banner Grande Aprendiz 28/06/2019

Anúncio de Zema sobre isenção de IPVA para carros com GNV não agrada motoristas barbacenenses

 

O governador Romeu Zema (Novo) assinou, na tarde de ontem (22/05), um decreto para o incentivo do uso de Gás Natural Veicular (GNV), em Minas. Segundo o documento, os veículos novos, fabricados no Estado, cujo motor de propulsão seja movido a gás natural, terão benefícios especiais, como a isenção do pagamento de IPVA.

Para isso, a instalação deve ser feita no mesmo ano em que o carro for fabricado e é obrigatória a certificação pelo Inmetro. A medida foi anunciada durante encontro do governador com representantes da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), em Betim, na região metropolitana da capital.

A parceria prevê que a empresa multinacional fabrique veículos com motores predispostos ao uso de Gás Natural Veicular (GNV) e biometano. “Vamos olhar para frente. Teremos diferenciação do IPVA para veículos movidos a gás, vamos ter revolução na questão de gás no Brasil nos próximos anos. Vamos ter parceria com as escolas, o que é extremamente importante. No meu governo, não só a Fiat como todo o setor produtivo terão o maior apoio. Estamos trabalhando para que o compromisso de criar pelo menos 150 mil empregos por ano seja cumprido”, disse Zema.

A Fiat disponibilizará pessoal técnico para que, em conjunto com a Gasmig, possa buscar fomento à inovação e alternativas tecnológicas a partir dos testes e uso do GNV e gás biometano.

A disponibilização da estrutura fabril, de laboratórios, equipe operacional e técnica vai facilitar a maximização da eficiência energética do combustível, buscando, por exemplo, o desenvolvimento de materiais mais leves, alternativos e soluções de baixo custo. Toda a logística necessária para a realização do abastecimento dos veículos com gás natural será realizada pela Gasmig.

Educação e pesquisa

Como parte dos investimentos, o Governo de Minas e a Fiat também firmaram uma parceria em educação, pesquisa e desenvolvimento. O termo de intenções visa realizar programas e projetos na área de Engenharia Automotiva. O escopo consiste na implementação de ações de curto, médio e longo prazo, com vigência de até 48 meses. Programas como Summer Camp e Circuitos, identificados como ações imediatas, visam abordagem de conteúdos nas áreas de indústria 4.0, segurança veicular, design, powertrain, dentre outros.

Contradições

Motoristas barbacenenses não aprovaram esta ação do governo Zema. O comerciante Ronaldo Severiano afirmou: “não adianta fazer o investimento com o preço do GNV tão alto e com poucos postos para abastecer”.

Já o estudante Claudio Santos alertou: “podia rolar é desconto no preço do GNV. ‘Dão’ a você a ilusão da economia, você faz um investimento de R$ 3 mil e colocam o preço do GNV mais caro que o etanol”.

Na cidade, o preço do GNV é cerca de 5% mais caro de o valor do etanol, seu principal concorrente. Vale lembrar que, para que um veículo esteja legalizado para utilizar o GNV, o investimento médio é de R$ 5 mil.

Banner Grande Podologia 1
Banner 2 Podologia – Grande

Os comentários estão desativados.