Aniversário de Santos Dumont é celebrado na Epcar
A Medalha Mérito Santos-Dumont foi instituída na Aeronáutica no ano de 1956
Na manhã da última sexta-feira (22/07), a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), realizou a solenidade militar alusiva ao 149° aniversário de nascimento do Marechal-do-Ar Alberto Santos-Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira, com a imposição da Medalha Mérito Santos-Dumont.
Presidida pelo Comandante da Escola e que também foi o paraninfo da medalha, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, a cerimônia foi prestigiada por autoridades civis e militares da região, além dos agraciados e seus familiares. A Guarda de Honra para a cerimônia foi composta pelos integrantes dos efetivos das unidades que compõem a Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).
A Medalha Mérito Santos-Dumont foi instituída na Aeronáutica no ano de 1956, em homenagem ao espírito do imortal brasileiro Alberto Santos-Dumont, por ocasião das comemorações do cinquentenário do primeiro voo de um engenho mais pesado que o ar. É uma distinção concedida a militares da FAB que se hajam destacado no exercício de sua profissão, a militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras que se tenham tornado credores de homenagens especiais da FAB e aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica. Dentre os agraciados nesta solenidade, estava o Consultor Jurídico da União, Anderson Morais Diniz. Para ele, a Força Aérea Brasileira (FAB), assim como as demais instituições das Forças Armadas, possui uma importância ímpar junto aos brasileiros, contribuindo com altos valores e princípios que a sociedade precisa para crescer forte e unida. “É uma honra muito grande e difícil expor em palavras. Embora não me ache merecedor de tal condecoração, eu fico muito feliz e gratificado por ser condecorado e ser lembrado nesse momento. Procuro apenas fazer o nosso trabalho e, por isso, não me sinto digno de estar aqui e receber esta medalha, mas aqui estamos e muito grato”, disse o agraciado.
Para o Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena, Suboficial Sérgio Carvalho Silva, a cerimônia teve lhe proporcionou um momento a mais de satisfação, visto que, além de também ser condecorado com medalha, o militar também foi o responsável por realizar o hasteamento da insígnia de Marechal-do-Ar durante a solenidade. O suboficial Sérgio Carvalho disse se sentir muito orgulhoso de ocupar a atual função, de servir à Força Aérea e, ao lembrar de sua juventude, quando definiu que seguiria a carreira militar, destacou que Santos-Dumont e seus feitos devem ser sempre cultuados e propagados, tamanha é a grandeza do gênio e do homem que foi. “Iniciei minha vida militar no Tiro de Guerra, na cidade de Ubá (MG) e, posteriormente, ingressei na Força Aérea como soldado. Nunca me imaginei poder ocupar esta função e ter a honra e a oportunidade em participar ativamente de uma solenidade tão importante para todos nós. Na condição de Graduado-Master, vejo a oportunidade de propagar a todos àqueles que precisarem de mim, as experiências que adquiri na minha vida e na Força Aérea. As honras são aquelas coisas que as pessoas reconhecem em nós e compartilho com todos os integrantes do nosso efetivo que, caso você tenha a oportunidade para atuar em alguma função de destaque, digo para que não tenham medo, pois, se fomos selecionados, é porque temos capacidade”, enfatizou o militar.
Durante a solenidade militar, além da imposição das Medalhas Mérito Santos-Dumont e do hasteamento da insígnia de Marechal-do-Ar, também foi cantado por todos os presentes o Hino dos Aviadores, foi realizada a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica pelo Brigadeiro Daniel e, finalizando o evento, o efetivo da GUARNAE-BQ, que compunha a Guarda de Honra, realizou o desfile militar.
Com informações da Epcar