América-MG vence e continua no Z-4 do Brasileirão
Por Marcelo Miranda.
Até que enfim o América-MG venceu uma partida. Após duas rodadas, o Coelho de BH reencontrou a vitória no Brasileirão. Jogando no domingo (29/08), no Independência, a equipe da capital mineira derrotou o Ceará por 2 a 0, em partida válida pela 18ª rodada do campeonato. Fabrício Daniel foi o nome do jogo, marcando os dois gols do triunfo americano.
Com o resultado, o América-MG subiu à 17ª colocação da tabela, com 18 pontos em 18 partidas disputadas, e ainda segue no Z-4 do Brasileirão. Com a média de 1 ponto por jogo, caso o Coelho de BH mantenha este ritmo, provavelmente cairá à segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
Em 2020 o primeiro time fora da zona de rebaixamento, o final do Brasileirão Série A, foi o Fortaleza (CE), com 41 pontos, empatado na pontuação com o Vasco da Gama. Acontece que, por outros critérios de desempate, o time carioca acabou indo à Série B. Acima do Fortaleza ficou o Sport Recife, com 42 pontos. Ou seja, para o América-MG se manter no Brasileirão de 2022, tem que ter uma média mínima de 1,10 pontos por partida. O desafio é grande, mas possível, e ainda faltam 20 rodadas até o fim do campeonato.
Antes de a bola rolar contra o Ceará, o América informou que mais cinco jogadores do elenco testaram positivo para o novo coronavírus. Outros cinco atletas já haviam sido afastados dos treinos também por causa da Covid-19.
Um dos grandes nomes do jogo do último domingo (29/08), além do atacante Fabrício Daniel, foi o jovem Lucas Kal, com participações importantes nos gols do América-MG. Já o ponto negativo do time, mais uma vez, foi o atacante Ribamar, que perdeu o pênalti que poderia colocar o time mineiro de maneira mais confortável no placar, mas o goleiro Richard defendeu.
Agora, o Coelho volta a campo no dia 11 de setembro, quando recebe o Athletico-PR, no Independência.