Alunos do Senac promovem café beneficente para moradores de rua em Barbacena
Projeto da turma do curso Técnico em Administração pretende aliar teoria e prática ao mesmo tempo em que promove ação social
Desenvolver as habilidades comportamentais nos alunos para que eles sejam agentes de mudanças sociais é, talvez, o principal objetivo profissional de Déborah Andrade, docente do Senac. No intuito de despertar nos estudantes conhecimentos teóricos e habilidades comportamentais que são necessárias a eles enquanto profissionais e, principalmente, enquanto seres humanos, a docente, juntamente com sua turma do curso Técnico em Administração, está organizando um café beneficente para moradores de rua de Barbacena, que será realizado no próximo dia 19, na praça Pedro Teixeira Nº48, Comercial Center – Centro, a partir das 19h.
“Achei que seria interessante aplicar o conteúdo ensinado em sala de aula em um projeto real, no qual os alunos aprendessem a teoria aliada à prática”, explica Déborah. “Antes de levar a proposta para a turma, optei por limitar o projeto somente a causas sociais, com objetivo de desenvolver os conhecimentos deles e suas habilidades comportamentais”, acrescenta.
Durante uma das aulas, a docente pediu para que seus alunos apresentassem algumas sugestões. E, então, ideias ótimas apareceram: cuidados com animais de rua, doação de potes de vidros para o banco de leite materno da Santa Casa de Barbacena, oficina de fabricação de sabão caseiro com restos de óleo de cozinha para gerar renda para pessoas desempregadas e doação de alimentos para os moradores de rua da cidade.
Diante de tantas propostas bem acuradas, Déborah decidiu realizar uma votação, na qual a maioria da turma optou pelo café beneficente para os moradores de rua da cidade.
“Vamos oferecer uma garrafa de chocolate quente, pães e biscoitos para essas pessoas. E, a reserva que continuar conosco, deixaremos com os atendidos para que eles tenham o que comer no dia seguinte”, ressalta a docente.
Ela ainda explica que, para além do caráter social, a realização do café beneficente permite que os alunos aprimorem o planejamento, a organização, a direção, o controle e, principalmente, o trabalho em equipe, que são ferramentas essenciais na execução de um projeto.
“A questão social é algo que me interessa muito, e sabemos o quanto a pandemia veio agravar a situação dos moradores de rua. Portanto, ver uma turma inteira de jovens se mobilizando e se envolvendo intensamente com esse projeto é algo compensador”, conclui.
Sobre o Senac em Barbacena
O Senac em Barbacena conta com duas unidades educacionais que dispõem de ambientes estruturados e equipados para oferta dos cursos nos segmentos de Gestão, Saúde, Beleza, Informática, Hospitalidade e Gastronomia. Entre os cursos ofertados estão os de qualificação técnica de nível médio, qualificação profissional, programa Jovem Aprendiz e MBA.