• Alunos do IF Barbacena são destaque na Olimpíada Nacional História do Brasil Aberta Para todos

    A Olimpíada foi composta por quatro fases online

    Os alunos dos primeiros anos dos cursos técnicos integrados de agropecuária, agroindústria, química e hospedagem do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais de Barbacena participaram da primeira edição da Olimpíada Nacional História do Brasil Aberta para Todos e alcançaram excelentes resultados.

    A Olimpíada foi composta por quatro fases online e, em cada uma delas, os estudantes resolveram questões de múltipla escolha e tarefas. A atividade foi realizada em grupos com até seis alunos sob a orientação da professora de história Erika Morais Cerqueira. Em cada questão, havia mais de uma alternativa correta, portanto deveria ser escolhida a opção considerada a mais completa, profunda e adequada. Caso o grupo não conhecesse o assunto, havia a possibilidade de pesquisar e aprofundar seus conhecimentos.

    Segundo a professora, essa é uma oportunidade para a construção do conhecimento histórico de forma lúdica, especialmente porque “o acesso a documentos, assim como as discussões em grupo, permite ao aluno construir novas perspectivas sobre a história do Brasil, percebendo que a pesquisa pode ser uma atividade instigante e desafiadora”.

    Para o aluno do primeiro ano do Ensino Médio, Matheus Rodrigues, participar da Olimpíada “foi algo incrível que pôde aumentar meus conhecimentos sobre o Brasil e também perceber ainda mais o quão legal é a história deste lugar que podemos chamar de nosso”.

    Nesta edição houve uma novidade: os alunos deveriam elaborar um caderno de relatos sobre a pandemia. Segundo a professora Erika, esse material será utilizado futuramente como fonte histórica sobre o nosso tempo, permitindo aos participantes a compreensão de que todos somos agentes históricos e a todo momento somos convidados a deixar nossas marcas na história.

    De acordo com ela, foram obtidos ótimos resultados, pois todas as etapas da prova foram realizadas e uma pontuação bastante elevada foi alcançada, embora este não seja o único mérito dos estudantes. Erika se mostra orgulhosa de seus alunos “tanto porque souberam se organizar em grupo e respeitar opiniões diferentes quanto porque demonstraram, durante todo o ensino remoto, ser possível construir conhecimento de qualidade e alcançar destaque em provas nacionais”.

    Com informações do IF Sudeste

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