Aluno da EPCAR é destaque nacional na Olimpíada de Ciências
O evento aconteceu entre os dias 3 e 10 de dezembro
Entre os dias 3 e 10 de dezembro aconteceu a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). O evento ocorreu em Brasília e contou com a presença de milhares de pessoas que conheceram as mais modernas produções científicas brasileiras, que estavam dispostas em 100 estantes.
O evento premiou também os alunos melhores colocados que participaram da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que contou com mais de 2.300.000 participantes. O aluno da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Hermínio Joaquim da Silva Júnior, do 2° ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), do Esquadrão Anhur, recebeu a medalha de ouro por ter se classificado entre os cinco melhores de todo o Brasil, em sua categoria, e entre os 25 melhores de toda a Olimpíada.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, esteve presente ao evento e foi o responsável por entregar a premiação aos vencedores. Em um vídeo gravado após a cerimônia, ele lembrou sua trajetória na carreira espacial e disse que a premiação vai ajudar crianças e jovens a terem boas carreiras no futuro, na oportunidade em que deixou um recado a todos os integrantes da EPCAR. “Quero mandar um abraço a todos vocês, da EPCAR, e saibam que eu sonhei muito em ingressar na EPCAR. E eu não consegui, só depois vim a ingressar na Academia da Força Aérea (AFA). Mas, continuem assim, estudem! Como minha mãe falava: estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você, que vocês vão ter muito sucesso. Essa carreira é muito bonita e eu quero ver cada um de vocês, seja no ITA, seja na AFA, ou em qualquer uma das opções que a FAB oferece pra vocês”, disse.
O aluno Hermínio esteve acompanhado pelo Comandante do Esquadrão Anhur, Major Aviador José Adriano Hespanhol, e pelo professor da disciplina de física, Antônio Ribeiro de Rezende Neto. O docente destacou que o esforço e a dedicação do aluno Hermínio foram recompensados com a obtenção desta premiação e que, como professor, este é um dos momentos que ratifica a certeza do trabalho bem desempenhado, com a colheita de bons frutos. “Hoje foi o dia de ver o meu aluno colher os frutos de uma longa jornada. Após duas fases de uma Olimpíada, em que participaram mas de dois milhões e trezentos mil alunos, o aluno Hermínio recebeu a sua merecida medalha de ouro, como um dos destaques nacionais. Para mim, professor, participar de tudo isso é uma alegria incomensurável. Também é minha medalha! Parabéns, aluno Hermínio”, concluiu.
“Sou agradecido a todos que me proporcionaram as oportunidades para que eu pudesse participar dessa Olimpíada e representar a FAB no evento. É uma realização poder ver algo palpável que é fruto do esforço e do trabalho que a gente desenvolveu durante o ano. Esses resultados comprovam que, no final, toda dedicação vale a pena! Que possamos ter sempre essa paixão pelo conhecimento de fato, e não apenas por realizar provas. O mundo não irá se adaptar a gente. Nós é que temos que nos adaptar ao mundo. Para isso, é preciso nos inovar e melhorar de alguma forma. O importante é não ficar parado e não se estagnar. Como aluno, vejo essa olimpíada como uma oportunidade de ultrapassar meus limites e buscar algo a mais”, destacou o aluno Hermínio, demonstrando todo o seu contentamento com o resultado obtido, agradecendo o apoio recebido pela FAB e pela EPCAR, em especial, aos companheiros de turma, integrantes do Esquadrão Anhur e o corpo docente da Escola.
A ONC
A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física), a ABQ (Associação Brasileira de Química), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental.
Com informações da EPCAR