
Alunas de Barbacena representam projeto social em concerto no Teatro Positivo, em Curitiba
Yasmin e Kemily foram selecionadas pela Oficina de Canto-Coral Musidim Alegro e se apresentaram em Curitiba

Diretamente de Barbacena, as alunas Yasmin Kettelen Nascimento da Silva e Kemily Tawana Eva da Silva foram selecionadas para representar o Oratório Madre Madalena Morano em um concerto realizado no Teatro Positivo, em Curitiba. As duas integram a Oficina de Canto-Coral Musidim Alegro, desenvolvida por meio de uma parceria entre o Oratório e o Projeto Alegro, iniciativa que promove a aprendizagem musical de crianças e adolescentes.
Segundo a coordenadora do Oratório, Ana Cristina, explicou como funciona a parceria e o processo de seleção. “No Oratório, que é o nosso projeto social, a gente fez parceria com um projeto que se chama Projeto Alegro, que tem sede lá em Curitiba. Esse projeto proporciona para os nossos meninos do projeto social uma oficina de canto e coral”, declarou ela.
A viagem foi viabilizada por meio de ações solidárias e apoio da comunidade, sendo acompanhada por educadores e uma mãe. “A gente vendeu picolé, alguns vereadores colaboraram com dinheiro e foram essas duas. Esse ano foram dois educadores, mais as duas meninas e uma mãe que foi acompanhando”, afirmou a responsável.
As oficinas de música acontecem semanalmente no Oratório. “Essas oficinas acontecem uma vez por semana no Oratório. Os professores vão lá, os meninos estão aprendendo a questão da musicalização e toda semana tem a questão do canto e coral. O nome que a gente colocou para essa oficina é Oficina Canto-Coral Musidim Alegro”, sendo os responsáveis os professores Heitor, Juliana, Beatriz, Carolina.
Yasmin e Kemily fazem parte do chamado grupo de Elite, formado por alunos que já realizam apresentações externas. “As duas foram selecionadas em um consenso entre os educadores, professores delas, e foi de acordo com o desempenho, o tom de voz, para que elas pudessem fazer parte lá no dia da apresentação”, pontuou Ana Cristina.
Animada com os resultados, a direção já planeja ampliar a participação no próximo ano. “A ideia é, para o ano que vem, levarmos mais meninos. Então, queremos fazer mais ações para a gente conseguir arrecadar esse dinheiro desde o início do ano”, a coordenadora expôs.
O Oratório Madre Madalena Morano é um projeto social mantido pelas Irmãs Salesianas desde 1994 e atende atualmente 180 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. “Esses meninos ficam no contraturno das escolas públicas e participam de oficinas, porque a gente oferta o serviço de convivência e fortalecimento de vínculo, além de um almoço e um lanche. É uma instituição sem fins lucrativos”, finalizou ela.



