

ALMG aprova projeto que dá o título de Cidade das Rosas a Barbacena
O projeto foi aprovado por unanimidade com 48 votos

O plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou na manhã de hoje (07/05), em segundo turno, o Projeto de Lei 1.437/2020, que dá o título a Barbacena de Cidade das Rosas. O projeto é do deputado Coronel Henrique (PL) e foi aprovado por unanimidade dos presentes.
A iniciativa teve por objetivo formalizar o reconhecimento do município, reforçando o título já disseminado informalmente, contribuindo assim para o desenvolvimento da atividade econômica e do turismo. “Minas Gerais é o segundo maior produtor de flores do país e o município de Barbacena é reconhecido em todo o Brasil e também no exterior como a ‘Cidade das Rosas’, em função de sua grande produção local da flor mais cultivada e comercializada do mundo”, declarou o autor do projeto.
Em 2021, Minas Gerais exportou 278,15 toneladas de plantas vivas e produtos de floricultura, representando um faturamento de 2,13 milhões de dólares. Barbacena foi responsável pela maior parte dessa produção, e o setor estima um crescimento nessas exportações em decorrência da ampliação da demanda internacional pelas flores.
Como forma de celebrar a história floricultora barbacenense, a cidade realiza anualmente desde 1968 a tradicional Festa das Rosas e Flores, que já foi considerada a maior festividade do interior do Estado.
A votação aconteceu em meio a protestos de funcionários públicos que faziam pressão no plenário para que fosse votado em segundo turno o projeto de reajuste dos servidores da educação.


