• Defesa Civil de Barbacena emite aviso para chuvas intensas

    Previsão indica acumulados de até 100 mm/dia até este domingo (25); situação de "perigo" na cidade repercutiu em rede nacional no SBT News e exige atenção redobrada.

    Foto: Maria Clara Duarte

    A Diretoria Municipal de Defesa Civil de Barbacena emitiu um alerta de severidade “Perigo” para acumulados de chuva, com vigência que iniciou nesta quinta-feira (22). O aviso, baseado em dados do INMET, prevê instabilidade severa até a manhã do dia 24 de janeiro, com tendências de chuva continuando até o dia 25.

    De acordo com o comunicado, a previsão indica chuvas entre 30 a 60 mm/h ou acumulados de 50 a 100 mm/dia. A Defesa Civil destaca o potencial para ocorrências de alagamentos e transbordamentos de rios; Deslizamentos de encostas.
    O mapa de tendência meteorológica para os dias 23 e 24 de janeiro aponta Barbacena e municípios vizinhos na faixa de precipitação intensa.

    O alerta laranja do INMET para Barbacena, que significa “perigo” de acumulado de chuvas, ganhou destaque em rede nacional na manhã desta sexta-feira (23), no SBT News.

    Diante do cenário, o órgão divulgou uma lista de precauções essenciais para garantir a segurança dos moradores:

    Estruturas e Árvores: Mantenha distância de muros e cercas, pois podem desabar, e fique atento a árvores ou postes inclinados, que podem colapsar com ventos fortes. Não se abrigue debaixo de árvores devido ao risco de raios.
    Eletricidade: Afaste-se de postes para evitar choques e não toque em cercas de arame ou estruturas metálicas. Se estiver em um ponto de ônibus, procure ficar sentado com os pés suspensos para evitar contato com o solo energizado ou encharcado.
    Raios: Evite locais abertos como campos de futebol, praias ou parques assim que a chuva começar. Se sentir o cabelo arrepiar, corra para se proteger imediatamente, pois é um sinal iminente de queda de raio.
    Alagamentos: Não atravesse ruas alagadas e evite áreas de risco conhecidas.
    Em caso de emergências, enchentes ou situações de risco, a população deve acionar imediatamente as autoridades competentes.

    Defesa Civil: Telefone 199.
    Corpo de Bombeiros: Telefone 193.
    Contato via WhatsApp da Defesa Civil: (32) 3198-1099 ou (32) 99871-5287.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.