• Agosto Lilás: Confira as ações que serão realizadas em Barbacena

    A Lei Maria da Penha no Brasil foi sancionada no dia 7 de agosto de 2006

    No dia 7 de agosto de 2006 foi sancionada a Lei Maria da Penha no Brasil. A ação foi um importante passo na luta contra a violência doméstica. Isso, porque mulheres vítimas de agressão eram amparadas pela lei que regula os crimes de menor potencial ofensivo, ou seja, quase sempre, a pena do agressor era convertida em prestação de serviço à comunidade.  Com a alteração da lei que altera o Código Penal, foi possível que os agressores sejam presos em flagrante ou tenham a prisão preventiva decretada.

    Em alusão a essa data, foi criada a campanha do “Agosto Lilás”, que traz como principal pauta o combate a violência doméstica. Apesar do avanço da legislação através da lei Maria da Penha, a violência ainda é um mal em meio a sociedade.

    Entre as dificuldades encontradas para o enfrentamento do problema está a carência de denúncias e notificações aos órgãos estatais sobre tal violência, seja por ausência de conhecimento da mulher ou dos seus familiares e amigos sobre os direitos a ela assistidos, ou em muitos casos, a dependência econômica e emocional, vergonha e falta de apoio familiar são alguns dos fatores que favorecem silêncio das vítimas.

    Ações do Município

    Na luta contra a violência doméstica, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) vem desenvolvendo um trabalho importante em Barbacena e constante, para além da campanha do Agosto Lilás.

    A Prefeitura criou no ano passado a Casa da Mulher, que é um equipamento voltado para proporcionar as mulheres vítimas de violência um trabalho voltado para ressignificar o ato. Neste ano, a Casa da Mulher, juntamente com a Patrulha de Violência Doméstica da Polícia Militar (PVD), realizou blitz educativas pelas ruas da região central de Barbacena, para conscientizar sobre o tema.

    Além disso, também foram criadas parcerias com a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) e o Instituto Avon para dar suporte e proteção a vítima. As mulheres em tal situação podem acionar a secretaria através do WhatsApp da Casa da Mulher através do número: (32) 3339-7585.

    Com informações da Prefeitura de Barbacena

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.