Acusado de falso padre da igreja católica, Natanel Fernandes é absolvido
Caso aconteceu em 2020. Folha de Barbacena entrevistou Natanael após a decisão
Em abril de 2020, Natanael Fernandes, padre da igreja Anglicana Unida do Brasil foi acusado de ser um falso padre da igreja Católica Apostólica Romana em uma nota publicada pela Arquidiocese de Mariana intitulada “Nota oficial dos padres de Barbacena”.
Três anos depois, o jovem Padre foi absolvido das acusações, já que suas celebrações são da Igreja Anglicana Unida do Brasil, a qual tem por hábito o uso de vestes e ornamentos semelhantes ao da Igreja Católica. Natanel realiza suas celebrações em um espaço celebrativo, que seria relativo a um templo da igreja católica com uma nomenclatura diferente, na cidade de Ouro Branco-MG.
Decisão judicial de absolvição
A Folha de Barbacena (FB) conversou com Natanael após a absolvição diz ter sido uma emoção ouvir da juíza da comarca de Ouro Branco. “Eu recebi a absolvição frente as infundáveis acusações que pesavam a meu respeito com muita gratidão de ter a ciência que em momento algum eu me passei por padre da Igreja Católica Apostólica Romana, mas que eu sempre me identifiquei como padre da Igreja Anglicana”, destacou Natanael, que disse ainda que as semelhanças dos ritos podem ter levado a uma confusão das pessoas que frequentam as igrejas tradicionais.
À época, acusações davam conta que o padre havia sido preso com suspeita de crimes de falsidade ideológica e furto. A acusação foi desmentida por Natanael. “Eu nunca cheguei a ser preso. Eu cheguei a ir até o batalhão da Polícia Militar para prestar esclarecimento sobre o mesmo […]. As notícias que giraram em torno desta prisão foram para causar tumulto sobre a minha imagem, porque essa prisão nunca aconteceu”, explicou.
Continuação da vida religiosa
O jovem Natanel mesmo com a polêmica continuou a sua vida religiosa e suas celebrações durante o processo. “Eu continuei a presidir a eucaristia, ou seja, as missas e os outros sacramentos como o matrimonio, batismo, então minha vida não ficou paralisada”, destacou.
No entanto, o resultado da polêmica envolvendo o seu nome impactou diretamente no número de fiéis que frequentavam suas celebrações. “Isso interferiu e muito, porque as pessoas ficaram conturbadas psicologicamente por não saberem identificarem as semelhanças e diferenças das igrejas, mas acredito que isso seja reversível”, explicou.
Para o padre Natanael, a forma de se reverter isso é buscando mais conhecimento através de pesquisas na internet.
A Igreja Anglicana
Natanael explica a diferença da Igreja Anglicana com a Igreja Católica. “Digamos que seja apenas no teor de que o sacerdote anglicano pode se casar, constituir uma família, pode realizar cerimônia de segunda união, pode realizar cerimônia ao ar livre”, explica.
O membro da igreja Anglicana também detalhou um tema polêmico na igreja católica que é a relação da igreja com casais do mesmo sexo. “ Também [a Igreja Anglicana] pode abençoar pessoas do mesmo sexo, isso significa que não temos nenhum tipo de preconceito quanto as pessoas que tem essa orientação sexual. Somos uma igreja que abrange o ser humano no seu todo, não fazemos restrição de nenhum”, pontuou.
A Igreja também não tem a figura do Papa como líder máximo, mas sim um arcebispo que mora na Cantuária, na Inglaterra, que responde pelas Igrejas Anglicanas em todo o mundo.
Nota a Arquidiocese de Mariana
A nota da Arquidiocese de Mariana publicada à época dizia que Natanael tem se apresentado como padre da Igreja Católica Apostólica Romana (clique e leia a nota na íntegra). Natanael negou as acusações.
“Em nenhum momento eu me intitulei sacerdote da igreja católica apostólica Romana. Isso foi uma má interpretação gerada na mentalidade das pessoas. Eu sempre me identifiquei como sacerdote da Igreja Anglicana unida do Brasil”, destacou.