

Academia Barbacenense de Letras completa 44 anos
A Academia Barbacenense de Letras foi fundada em 1977
No último dia 9 de outubro, a Academia Barbacenense de Letras (ABL) completou 44 anos de história. Fundada em 1977 por Plínio Tostes de Alvarenga, Marinho Luiz da Rocha e outros na sede da Associação Barbacenense de Imprensa e Rádio (ABIR), sua sede inicialmente era localizada na rua Pereira Teixeira.
A Lei Municipal nº 2.398, de 1989, estabeleceu que o prédio da antiga cadeira fosse utilizado para finalidades culturais e artísticas. Então, após a reforma, foi oficialmente criada a Casa de Cultura, que passou a abrigar diversos organismos, inclusive a Academia.
Desde 14 de agosto de 1991, data do bicentenário de Barbacena, a ABL tem sua sede na rua General Câmara e é considerada de utilidade pública nas esferas municipal e estadual. A Academia é composta de 40 membros efetivos nos moldes de Academia Brasileira de Letras fundada por Machado de Assis em 1897.
A ABL tem estatuto e regimento interno próprio e está afinada com outras academias e entidades congêneres. Sua principal finalidade é promover a causa da literatura, incentivar a leitura, resgatar o legado dos intelectuais do passado, valorizar os do presente e motivar os jovens que serão o nosso povir, tendo por polo irradiador Barbacena e região.
Rodrigo Tostes Geoffroy é o atual dirigente, eleito presidente em 2021. São reverenciados pela ABL figuras marcantes como o Patrono Alberto Santos Dumont, Abgar Renault, Camões, Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Soares Ferreira, Flausino Vale, Maria Lacerda de Moura, Maria Sabina de Albuquerque, Honório Armond, entre outros.
A ABL tem promovido regularmente palestras, conferências, lançamentos de publicações, visitas culturais a escolas, entre outras atividades, algo que se mostra possível devido ao apoio de inúmeras pessoas, benfeitores, amigos e também os associados.


