A menos de uma semana da eleição, grupos se movimentam para votação da mesa diretora da Câmara Municipal
Expectativa é que os vereadores Professor Nilton (AVANTE) e Ewerton Horta (MDB) concorram novamente. Margem apertada de votos entre os grupos deixa a eleição em aberta
Na próxima terça-feira (19/12), acontece a eleição de escolha do novo presidente da Câmara Municipal de Barbacena. A data segue a determinação do regimento, que define que a eleição ocorra sempre na primeira terça-feira da segunda quinzena de dezembro. Historicamente a eleição de escolha da mesa diretora envolve diversas articulações políticas e neste ano não é diferente. De acordo com fontes ouvidas pela Folha de Barbacena (FB), a eleição novamente tende a ser polarizada entre dois grupos, o de apoio ao atual presidente, professor Nilton (AVANTE) e o grupo de apoio ao ex-presidente Ewerton Horta (MDB).
Se confirmar as candidaturas, esta será a terceira vez que os candidatos disputam a eleição na atual legislatura. O professor Nilton tem em sua grande base de apoio os vereadores do grupo de oposição ao governo, no entanto, só estes votos não são suficientes e por isso nas eleições passadas contou também com o apoio de vereadores considerados da base do governo.
Da mesma forma, a base do governo não conta com um número folgado de vereadores que permita que um desalinho de algum membro deste grupo garanta a vitória do candidato da base, que tudo indica ser novamente Ewerton Horta, presidente da Câmara em 2021.
Professor Nilton
Procurado pela reportagem o atual presidente preferiu não se declarar ainda publicamente como candidato, mas confirmou que há conversas com todos os vereadores. “As candidaturas normalmente são definidas no dia, até mesmo na hora. Ainda está precoce para se posicionar como candidato ou não”, afirmou Nilton.
Apesar da posição adotada de cautela, outros vereadores confirmaram apoio a Nilton, como o caso de Gluber Milagres (DC). “Eu vou caminhar com Professor Nilton, nesses dois últimos anos ele foi um presidente sério, sempre pautou a legalidade, sempre respeitando o regimento, fez um trabalho muito bom na presidência e sempre foi imparcial em suas decisões. Esse é o meu voto”, declarou.
Ewerton Horta
O vereador Pastor Ewerton Horta também foi procurado pela reportagem e afirmou ser o candidato da base do governo. “Estou me candidatando novamente a Presidência da Câmara a pedido dos meus colegas que me apoiam. Temos a intenção de dar continuidade ao modesto trabalho que realizamos em 2021”, confirmou o vereador.
Ewerton ainda listou algumas ações de seu mandato à frente da casa legislativa como o concurso da Câmara, escola do legislativo, Centro de Atenção ao Cidadão (CAC), nova identidade visual e uniforme dos servidores, projeto Câmara sem Papel e a Campanha do desastre das chuvas de Correia de Almeida.
A sua candidatura também foi confirmada por outros vereadores. O vereador Paulinho do Gás (PTB) disse ainda que é candidato a vice na chapa. O vereador ainda afirmou que a base está fechada em torno da candidatura.