A Faculdade de Medicina de Barbacena – FAME/FUNJOB
Por Guilherme Oliveira
O professor Bonifácio José Tamm de Andrada, foi o fundador da Faculdade de Medicina de Barbacena. Com uma notável trajetória, ele teve fundamental importância para a criação da Faculdade de Medicina de Barbacena. Grande idealizador, ele fez tornar realidade seu desejo de contribuir socialmente para a melhoria da cidade através da implantação desta Faculdade, que até os dias atuais forma médicos de qualidade, contribuindo expressivamente para a saúde em nível nacional.
A Faculdade de Medicina de Barbacena/FAME/FUNJOB, teve seu início a partir do final da década de 60, foi inaugurada em 1971, quando ocorreu seu primeiro Concurso Vestibular e reconhecida pelo decreto federal de 11 de novembro de 1976, período em que a atividade médica neste município atingia o desenvolvimento e maturidade, criando um clima propício à implantação de uma Escola Médica na cidade.
Foi então que o Deputado Bonifácio José Tamm de Andrada a idealizou com expressiva e decisiva contribuição para dar vida ao sonho tão almejado, a fundação da faculdade FAME, após ter criado vários cursos superiores em Barbacena. Atualmente é uma das principais escolas médicas de Minas Gerais.
Em seus primórdios, a Faculdade de Medicina de Barbacena funcionou nas instalações na área do Colégio “Diaulas Abreu”, conhecido hoje como Instituto Federal de Educação e Tecnologia (IFET). Em seu primeiro vestibular, 403 candidatos concorreram a 64 vagas. É interessante destacar que a Faculdade iniciou suas atividades com alunos cursando o primeiro e segundo anos do ciclo básico, devido à transferência de alunos oriundos do Maranhão. Em 1979, a atual sede foi inaugurada, localizada no centro da cidade, tendo aproximadamente 3.880m² de área construída.
Na mesma época, a Faculdade construiu o Pavilhão-Escola, anexo à Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, remodelou e ampliou o Centro Cirúrgico do Hospital Colônia, atual FHEMIG e instalou, em prédio cedido pela Secretaria de Estado de Educação, o Pronto Socorro Municipal, dotando-o de equipamentos indispensáveis ao atendimento das urgências clínicas e cirúrgicas. No final da década de 80, o Hospital Escola “Dr. Agostinho Paolucci” foi inaugurado no bairro Vilela, com amplas instalações onde os acadêmicos juntamente com professores e preceptores assistiam um grande número de pacientes.
Ao longo de seus quase 50 anos, a FAME se destaca por formar médicos generalistas, qualificados para prestar assistência integral à comunidade, firmando-se como uma Instituição de Ensino médico comprometida com o desenvolvimento humano em todas as suas dimensões: biológica, psicológica e social, e com a formação profissional e cidadã de seus alunos.
A FAME se sobressai também pela qualidade do ensino ofertado e de suas instalações como: Biblioteca, Laboratórios, Departamentos de Apoio ao Estudante, Núcleo de Pesquisa e Extensão, amplas salas de aula e avançados recursos tecnológicos, além das diversas atividades acadêmicocientífico-pedagógicas que desenvolve, oportunizando a seu corpo discente, além da busca pelo conhecimento científico, atividades de cunho social, integrando a Instituição de Ensino na sociedade local. A prestação de serviços educacionais da FAME se estende: a grande parte da população através das Unidades Básicas de Saúde, SAMU – Serviço de Atendimento Médico de Urgência, Hospitais, Internatos em Saúde Coletiva e Hospitalar com atividades práticas orientadas pelos preceptores da Instituição e tantos outros Projetos de Extensão.
A história da FAME ainda será muito enaltecida, pois, nesta renomada Faculdade existe uma base segura, consolidada para muitos anos de trabalhos educacionais que certamente contribuirão para o crescimento e desenvolvimento da sociedade brasileira