• A arte em porcelana em Barroso

    Por Idinando Borges

    A empresária Solange Reis está produzindo em seu ateliê a Arte em Porcelana, em expediente seletivo de peças únicas. A arte da porcelana, nascida na China entre os séculos 6 e 7 ganhou status nobre nos encontros da elite inglesa. Na época, o material foi escolhido para a mesa da Rainha Vitória por sua transparência e resistência! Até hoje, se um evento chique for com louca inglesa é sinal de status. Mas na realidade houve uma evolução e as peças de porcelanas antigas da China, hoje são consideradas relíquias, disponíveis em museus e casa do gênero na Europa. Hoje, cada país fabrica suas porcelanas. No Japão, por exemplo, a empresa Noritake produz linhas de luxo e riqueza, mantendo a tradição de ser artesanal com até mesmo a aplicação de ouro. Na França, uma das pioneiras do mundo ocidental, sua indústria é conhecida com as marcas: Royal-Limoges, Havilland e Bernardaud. No Brasil, encontramos as peças Limoges com preços civilizados.  Na Inglaterra, o famoso chá das cinco, há de ser com porcelana e a marca mais conhecida é a Chelsea.  No Brasil, a Porcelana Schmidt de Santa Catarina é tida como um luxo, mas há também a Tirolesa no Paraná e a Pozzani de São Paulo de linhas bonitas comerciais e preços civilizados.

    SOLANGE REIS é formada em psicologia, casada com empresário da construção civil e mineração, Célio Reis, de sucesso na região.  Tudo começou há 13 anos, como um hobby. Incentivada pela família e amigos Solange procurou a conhecida professor de pintura, Sandra Safe, com 20 anos de ateliê, ministrando cursos de pinturas em porcelana, onde aperfeiçoou sua didática.  O nome comercial é “Ateliê Solange Reis” com uma bonita divulgação em suas redes sociais: Facebook e Instagram, administradas por uma agência.

    No final de outubro, visitei seu ateliê, anexo à sua bonita e ampla residência no centro de Barroso. O trabalho é minucioso para peças com designer exclusivo; cria-se a arte com ajuda de técnicas do carbono e aplica o decalque nas peças de loucas branca, prontas para receber a pintura. Na pintura, são usadas tintas minerais, sem poluição, diluída em óleo de copaíba – tintas essas que proporcionam várias nuances. Há encomendas de peças personalizadas que já foram entregues; aparelho de chá completo para Carmem Steffens ou mesmo peças para souvenir de empresas de qualquer ramo. Na oportunidade, tive a alegria de conhecer peças lindas, que enfeita seus salões, peças do início de carreira, mas impregnadas de personalidade da autora, que sempre foi iluminada, desde os tempos da Cia de Cimento Portland Barroso, onde atuou como técnica de qualidade no laboratório da empresa. Vendas para todo o Brasil pelo WhatsApp (032) 99168-2222.

     

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.