Câmara Municipal emite nota oficial sobre aumento no número de vereadores
A nota foi divulgada nesta segunda-feira (20/12)
A Câmara Municipal de Barbacena divulgou nesta segunda-feira (20/12) uma nota oficial a respeito da falha técnica ocorrida na transmissão da sessão da última sexta-feira (17/12) e também a respeito da votação do projeto de emenda constitucional nº 005/2021, a respeito do aumento no número de vereadores.
Confira a nota na íntegra:
A Câmara Municipal de Barbacena, primando pela transparência de seus trabalhos e dando cumprimento à Lei de Transparência e à Lei de Informação, vem a público esclarecer que, na sessão do Legislativo Municipal da última sexta-feira (17/12/2021), ocorreu uma falha técnica na transmissão ao vivo da sessão.
A empresa contratada, responsável pelo serviço de transmissão – TV Estação Minas -, emitiu Nota Técnica a seguir: “Nota técnica! A TV Estação Minas, vem a público, esclarecer o erro ocorrido durante a transmissão da Sessão Extraordinária da Câmara Municipal de Barbacena no dia 17/12/2021. É sabido de todos que, as reuniões estão sendo realizadas de forma provisória na Casa do Cidadão, uma vez que a sua sede encontra-se em reforma! Da mesma forma para que seja possível as transmissões temos que passar a fiação de vídeo e áudio pelo chão de “forma provisória” e em frente a uma porta que dá acesso a cozinha. Nota-se que aos 46 min e 39 segundos, após a passagem de alguns Vereadores o sinal de vídeo é interrompido e as logos do Município, da Câmara e o áudio permanecem até o final da transmissão aos 48 minutos. Tentamos reestabelecer o sinal do vídeo o quanto antes, mais não foi possível pois o cabo de vídeo foi danificado internamente e não houve tempo hábil para identificar a origem da falha e substituir o mesmo, são aproximadamente 15 metros de distância da câmera até o local da transmissão. A TV Estação Minas faz estas transmissões a mais de 5 anos e busca sempre melhorar a qualidade de seus trabalhos, da informação à população de Barbacena e ajudar na transparência dos atos públicos! Pedimos publicamente desculpas pelo ocorrido!”.
Como se lê na Nota Técnica da TV Estação Minas, houve uma deficiência técnica, tão somente, na transmissão externa do vídeo de parte da sessão. No entanto, o arquivo do áudio interno da sessão da Câmara se manteve original, estando preservados todos os registros.
No momento em que houve a falha técnica na transmissão a imagem, estava sendo votado o projeto de emenda constitucional nº 005/2021. Para informar aos cidadãos barbacenenses dos atos da Câmara Municipal de Barbacena, o Legislativo Municipal informa que o referido projeto de emenda é de autoria dos vereadores Odair José Ferreira, José Newton de Faria, Flávio Maluf Caldas, Glauber Milagres Gava, Luiz Carlos do Nascimento (Carlinhos PlayBoy), Nilton Cézar (Professor Nilton), Paulo José da Silva (Paulinho do Gás), Roberto José de Andrade (Roberto da Farmácia), Sandro Heleno da Silva Carvalho, bem como o vereador Orlando José Garcia (Zé Malão).
Os vereadores que votaram contra o projeto de emenda constitucional nº 005/2021 foram: Donizete Medeiros; Professor Filipe; Thiago Martins; Odair José Ferreira; e Orlando José Garcia (Zé Malão). Os vereadores que votaram a favor foram: Luiz Carlos do Nascimento (Carlinhos PlayBoy); Ewerton Horta; Flávio Maluf; José Bonifácio Couto de Andrada (Zezinho Andrada); José Newton; Paulo José da Silva (Paulinho do Gás); Nilton Cézar (Professor Nilton); Roberto José de Andrade (Roberto da Farmácia); Sandro Heleno da Silva Carvalho; e Diego Otaviano de Oliveira.
A Câmara Municipal de Barbacena aproveita a oportunidade para informar que o projeto de emenda constitucional nº 005/2021 foi retirado da pauta do Legislativo Municipal.