Barbacena registrou 143 casos de sífilis em 2021
Em Barbacena, 55% dos casos registrados foram em homens e 45% em mulheres
A sífilis no Brasil tem sido considerada por especialistas como uma reemergencia, por isso os cuidados necessários para evitar a doença – que é uma Infecção Sexualmente Transmissível curável e exclusiva do ser humano. Em Barbacena, durante o ano de 2021, foram registrados 143 casos de sífilis, sendo 55% nos homens e 45% nas mulheres.
A transmissão pode ocorrer por relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada ou ser transmitida para a criança durante a gestação e parto, podendo apresentar consequências severas, como abortamento, prematuridade, natimortalidade, manifestações congênitas precoces ou tardias e/ou morte do recém-nascido.
Na cidade foram registrados no ano 25 casos de sífilis em gestantes, sendo 11 deles de sífilis congênitas em menores de um ano.
A doença tem tratamento e é de extrema importância que ele seja realizado pelo parceiro juntamente com a gestante, para o sucesso terapêutico bem como para a prevenção da transmissão para o bebê.
Dúvidas e informações podem ser obtidas através do Centro de Especialidades Multiprofissional (CEM), localizado na Avenida Pereira Teixeira, no bairro Ibiapaba, nº 524 e em todas as Unidades Básicas de Saúde, assim como a realização dos testes rápidos.
Para ter acesso ao boletim informativo anual epidemiológico de sífilis do município de Barbacena/MG 2021 clique aqui.
Com informações da Prefeitura de Barbacena