• IF Sudeste MG inicia retomada gradual de atividades presenciais

    O Plano Retomada é caracterizado por quatro diferentes cenários

    Após mais de 15 meses de atividades remotas, o IF Sudeste se prepara para o retorno das atividades presenciais na instituição. De acordo com o reitor, André Diniz, o Plano Retomada é “grande referência a nos guiar até o retorno presencial total e definitivo de todas as nossas unidades”. Este documento, aprovado em 20/10 pelo Conselho Superior, aparece na esteira da nova resolução do Ensino Remoto Emergencial (ERE) e da aprovação do Ensino Combinado Emergencial (ECE) para diferentes modalidades, estratégico no enfrentamento à pandemia.

    Antevendo um retorno gradual e controlado, com medidas de distanciamento social e de biossegurança, o Plano Retomada caracteriza quatro diferentes cenários pelos quais o IF Sudeste MG poderá transitar: iniciando pelo cenário de atividades totalmente remotas (cenário 1) até a situação desejável de retomada completa das atividades presenciais (cenário 4). Fica a critério do(a) estudante ou seu responsável legal, no caso de menor de 18 anos, participar ou não das atividades de ensino presenciais oferecidas em seu campus, enquanto a instituição estiver enquadrada nos cenários 2 e 3.

    Além de critérios de avanço ou retrocesso em diferentes cenários, o Plano reúne protocolos já desenvolvidos no IF Sudeste MG, incluindo cuidados com estudantes e servidores. Recomendações expressas em protocolos emitidos por autoridades sanitárias também são citadas no documento, que é parte do Projeto Reencontro. assim, a qualidade do ensino e a preservação da vida da comunidade acadêmica continuam sendo prioridade.

    Transições

    A transição entre cenários só ocorre após a avaliação pela Comissão Central do Projeto Reencontro. Será levado em conta uma série de indicadores epidemiológicos previstos no Plano de Retomada, como a taxa de contágio, pois seu valor informa quantas pessoas podem ser contaminadas a partir de uma ou mais pessoas infectadas pelo novo Coronavírus. Para avançar do cenário 2 para o 3, por exemplo, uma das exigências é que o índice de vacinação da população total das macrorregiões centro sul e sudeste de Minas Gerais esteja acima de 70%, considerando a imunização completa com 2ª dose ou dose única.

    Atualmente, por regra, o IF Sudeste MG ainda realiza atividades de ensino, pesquisa e extensão de maneira totalmente remota, o que caracteriza o primeiro cenário. Entretanto, já colocando o Plano de Retomada em prática, a instituição entrou em fase de transição para o cenário 2: “Atividades Combinadas com alternância gradual – retorno gradativo de atividades presenciais”. De acordo com o previsto neste cenário:

    • cursos técnicos integrados ao ensino médio mantêm-se remotos
    • cursos técnicos concomitantes/subsequentes e de graduação retornam presencialmente com disciplinas de conteúdo prático não adaptáveis ao ensino remoto que tenham formandos matriculados, além de visitas técnicas curriculares pendentes para formandos;
    • cursos de pós-graduação podem aderir ao Ensino Combinado Emergencial retornando presencialmente de acordo com Resolução CONSU nº 43/2021 que regulamenta o caso. Feita a adesão, cada unidade determina o retorno (ou não) das atividades de ensino de seus próprios cursos.

    Confira como o Plano de Retomada está estruturado:

    • Condicionantes para o retorno presencial;
    • Desenvolvimento e cuidados com os estudantes;
    • Cuidados com os servidores;
    • Atividades de Ensino para os Cursos Técnicos e Graduação;
    • Atividades de Ensino para a Pós-Graduação e atividades de Pesquisa e Extensão;
    • Adequações dos ambientes e novas rotinas.

    Segundo o reitor do IF Sudeste MG, a nova fase de transitoriedade exige da comunidade acadêmica que ela continue com o “foco e a energia que temos empenhado em nosso trabalho, para atingirmos esta grande vontade de nos reencontrar, mas com segurança e cuidado que a vida de cada um de nós e de nossos estudantes requer”.

    Atividades administrativas

    No cenário 2, retornam ao trabalho administrativo presencial os servidores responsáveis pelos serviços essenciais à realização das atividades que também retornam no mesmo cenário, de acordo com Conselho de Campus. Já no cenário 3, está previsto o retorno presencial de todos os trabalhos administrativos na Reitoria e nos campi. Os setores devem se organizar com rodízio de profissionais, diversidade de horários e manutenção de quantitativo dentro do mínimo necessário para o atendimento às boas práticas de biossegurança e conforme Instrução Normativa SGP/SEDGG/ME nº 90, de 28 de setembro de 2021

    O IF Sudeste MG trabalha em uma regulamentação específica para o retorno das atividades administrativas. O documento será apreciado na próxima reunião do Colégio de Dirigentes.

    Reprodução IF Sudeste MG

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.