Barbacena tem a menor taxa de crimes violentos entre cidades de Minas com mais de 100 mil habitantes
O dado foi divulgado em uma reunião entre membros do comércio, Prefeitura de Barbacena e segurança pública
Aconteceu ontem, na Câmara de Dirigentes Lojistas de Barbacena (CDL Barbacena), uma reunião entre os membros do comércio, Prefeitura de Barbacena e segurança pública do município e região. O comandante do 9º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, Ten Cel PM Ademir, repassou alguns dados com relação aos crimes cometidos, principalmente, em 2020 e 2021.
De acordo com o comandante, 2021 caminha para ser o ano com um dos menores índices criminais do 9º Batalhão e também de Barbacena. Em 2020, o 9º Batalhão, que cuida de 19 municípios ao todo, em crimes violentos, tinha uma meta de aproximadamente 180 registros na unidade como um todo e, em razão da pandemia e outras questões, atingiu 118. Em 2021 a meta na área da unidade é de 115. De 2019 para trás os números eram sempre acima de 200.
Apesar dos bons números em relação aos crimes violentos, o Ten Cel PM Ademir comentou sobre o aumento dos registros de estelionato, muitas vezes realizados via celular. Em 2020, na área central de Barbacena, foram registrados 116 estelionatos e este ano já foram 167 registros, ou seja, quase 44% a mais.
Falando ainda sobre números da área central da cidade, este ano foram registrados três roubos e um caso de sequestro e cárcere privado. Até o momento, não houve registros de homicídio consumado e roubo tentado na região central do município. Em relação aos crimes de naturezas diversas, o comandante informou que houve redução de quase 7%, com 217 registros este ano. Além disso, 63 ocorrências foram realizadas por conta de crimes contra estabelecimentos comerciais.
O comandante trouxe também dados sobre os crimes violentos que ocorreram em Barbacena e 2021 teve 47 registros, ou seja, quase 20% a menos em relação ao ano de 2020, com 58. Em relação aos homicídios no município, em 2021 foram feitas cinco ocorrências, três a menos que em 2020, com 8 registros. Ao todo, o 9º Batalhão da PMMG teve sete registros de homicídio este ano, contando com um em Ibertioga e outro em Santos Dumont. Em 2020 foram 14 ocorrências registradas.
“É um trabalho que, muitas vezes, precisamos contar com a ajuda das pessoas. Viu algo estranho na sua rua, perto da sua casa, perto do seu comércio, por favor, nos acione para averiguação daquela demanda, e se não constar nada, ótimo, melhor do que depois registrar um crime mais grave”, afirmou o Ten Cel PM Ademir.
Das 33 cidades com população acima de 100 mil habitantes, Barbacena é a que tem a menor taxa de crimes violentos, com 34,73. O município tem taxa de homicídio de 3,62, número que, de acordo com o comandante, é inferior a países de primeiro mundo.
43 armas de fogo foram apreendidas e houve redução de 12% nos furtos. O 9º Batalhão da PMMG cuida de uma população de 272.251 habitantes, de acordo com o último censo. A área total do Batalhão entrega uma taxa de 2.57% de homicídios consumados e 27,55% de crimes violentos.