Atleta de Barbacena, Reginaldo Silva, se torna bicampeão em importante competição do atletismo
Corredor disputou no último sábado (02/10) a etapa Estrada Real do Xterra Trail Running
O atletismo, esporte que conquista cada vez mais adeptos, tem na corrida uma das vertentes que mais exige do físico e do mental dos atletas nas competições. Reginaldo Silva é um dos exemplos positivos dentro do cenário esportivo regional. O atleta, de 41 anos, que, além de corredor, também trabalha com serviços gerais em um supermercado, participou do Xterra Trail Running, ocorrido em Tiradentes, nos dias 2 e 3 de outubro. O evento de corrida de rua reúne, além de brasileiros, atletas de outras nacionalidades.
Reginaldo saiu do evento com o bicampeonato nas duas categorias disputadas. Repetindo o feito de 2019, este ano ele também venceu as corridas de 5 e 10 quilômetros. “Como eu trabalho, precisava conciliar trabalho e corrida. E para ver se dava certo, eu tinha que participar desta prova internacional na qual meu foco era chegar lá e ganhar as modalidades. Neste ano em Santa Cruz/Tiradentes eu voltei a vencer os 5 e os 10 quilômetros, um feito inédito, mostrando que cada dia mais eu estou vivo”, ressalta o atleta.
Porém, durante a prova de sábado (02/10), nem tudo saiu como planejado ao longo do percurso. Reginaldo teve um pequeno acidente ao cair em um lago, situação que o fez perder tempo de prova. “Os atletas passaram todos, abrindo vantagem, e o barro me pegou, dificultando o retorno para a rua. Mas comecei a nadar e consegui sair.” Ao se recuperar, o atleta barbacenense relatou que os outros competidores se espantaram ao vê-lo na disputa. “Ninguém acreditou, e ainda me perguntaram como eu estava ali de novo”.
Outro empecilho – no caso, o mais relevante – superado pelo multi-campeão foi o cancelamento das competições após a decretação da pandemia de Covid-19, em março de 2020. O período no qual ele esteve afastado das corridas serviu para que o descanso do corpo fosse colocado em dia, se preparando para o retorno às ruas. “Eu percebi que eu voltei melhor ainda. Voltou melhor a minha passada, a respiração e a coordenação. Emagreci mais um pouco, estou mais leve!”, afirma Reginaldo.
Contudo, o segredo para o sucesso do corredor não está atrelado apenas ao seu talento. Reginaldo ressalta a importância do professor Thomaz, seu técnico: “Eu comecei a procurar um treinador que se encaixaria no meu perfil e foi ele que eu consegui encontrar. Tentei vários, mas o que deu certo foi o Thomaz. A parceria foi firmada em 2019 e até hoje é só sucesso”. O encontro da dupla ocorreu após o Cruzeiro (clube que Reginaldo havia defendido) encerrar as atividades do atletismo, em dezembro de 2018.
Com diversos troféus levantados e pódios conquistados em inúmeras localidades do país, Reginaldo já tem em mente mais 5 corridas para disputar, no entanto, não tem previsão para a próxima e não sabe ainda quais serão. Ainda sim, ressalta: “Tenho me dedicando mais nos fundamentos, me preparando pra algo bem grande, como é o Xterra Trail Running.”