• Militares da EPCAR e civis celebram Dia do Especialista com corrida em Barbacena

    26/03/2026
    Diego Epiphanio/Divulgação e NascenTV

    Em homenagem ao Dia do Especialista de Aeronáutica, celebrado em  25 de março, corredores da região do Campo das Vertentes completaram, nesse domingo (22/03), um percurso de cinco quilômetros pelas ruas da cidade-sede da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Com largada na Associação dos Suboficiais e Sargentos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar – CASSAB, a 9ª edição da Corrida do Especialista em Barbacena (MG) reuniu 295 atletas.

    Para incentivar a prática esportiva e fortalecer os laços entre os militares e os civis, a corrida premiou os melhores colocados em 15 categorias. O grande vencedor da categoria geral foi o personal trainer William César Nogueira Silva, que completou a prova em 16min15s.

    Ele iniciou a prática da corrida justamente em um corrida promovida pela EPCAR, há cerca de sete anos. “Eu tinha 18 anos e tive um desempenho muito ruim, com isso eu decidi começar a praticar a corrida para melhorar o meu condicionamento físico. Fui treinando, treinando e hoje tenho uma assessoria composta por 75 atletas”, contou.

    A Corrida do Especialista também teve caráter inclusivo, com a participação de pessoas com deficiência (PcDs). Um destaque foi a equipe do projeto ALA, que busca levar inclusão e acessibilidade por meio dos esportes desde 2013. “Nós fazemos principalmente corridas, mas também participamos de atividades de montanha, levamos as pessoas com deficiência para curtir um pôr do sol, um nascer do sol, um céu estrelado no alto de uma montanha. É uma alegria muito grande para nós, nós temos alguns militares da EPCAR entre nossos voluntários e somos muito gratos pelo convite para estar aqui”, explicou Gabriel Tolentino, coordenador do projeto, fundado em São João Del-Rei (MG). 

    O voluntário Gilcimar Rodarte, membro da equipe ALA há quase dez anos, contou que o projeto acolhe crianças, adultos e idosos. “Qualquer pessoa com alguma limitação nós levamos para as corridas, e além de participar da corrida nós tentamos oferecer um momento de alegria, de descontração e de diversão. Procuramos, por exemplo, colocar uma música que a pessoa gosta durante aqueles minutos na corrida. É uma forma de incentivar e viver um pouco mais essa inclusão no dia a dia”, disse. 

    Especialista premiado

    Na categoria “especialista”, o Sargento Fellipe Cardoso Silva, Adjunto da Seção de Material Bélico da EPCAR, conquistou o primeiro lugar com o tempo de 18min32s. Ele falou sobre os benefícios da atividade para a saúde. “Na corrida, a motivação pessoal é mais importante do que quem vai chegar primeiro, e no meu caso foi exatamente isso. Eu queria bater o meu tempo na corrida do ano passado, eu não estava preocupado com quem estava na frente ou atrás de mim, eu olhava o relógio para ver se eu conseguiria bater a minha meta. Além do condicionamento físico, a corrida trabalha muito o nosso mental, o treinamento físico traz muitas recompensas”, recomendou. 

    Especialista em Material Bélico (BMB), Cardoso serve na Nascente do Poder Aéreo desde 2016, quando chegou transferido da Academia da Força Aérea (AFA). “Eu decidi ser militar, primeiramente, porque eu cresci no bairro São José, vizinho à EPCAR, e sempre via a Escola. Também fui incentivado pelo meu irmão, que serviu na turma de 2003 de Soldados. Hoje eu vejo que ser militar mudou a minha vida, eu passei a ter doutrina e consegui dar qualidade de vida à minha família”, completou.





    Fonte: Seção de Comunicação Social, por Tenente Amanda (colaborou Sargento Hellen)

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.