

Corpo de Bombeiros localiza corpo de homem após sete dias de buscas em Barbacena e região
18/03/2026
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais concluiu, na madrugada desta quarta-feira (18/03), uma complexa operação de busca e salvamento iniciada no último dia 11 de março, em Barbacena, após um homem ser levado pela correnteza no córrego da rua Bahia, no bairro São Sebastião em Barbacena.
Depois de sete dias de operação, após cerca de 30 km de buscas no Rio das Mortes, as equipes militares encerravam as atividades quando, por volta das 18h da noite, receberam nova informação de um homem que relatou ter sentido forte odor nas proximidades do córrego Caieiro.
Mesmo diante do avançar da noite, as guarnições retornaram imediatamente ao local indicado e retomaram as buscas em terreno de difícil acesso.
Após horas de trabalho, por volta de 00h10 do dia 18/03, o corpo foi localizado, encontrando-se preso sob um tronco no leito do córrego, sendo posteriormente retirado e repassado à Polícia Civil para as providências legais.
Desde o primeiro momento, equipes foram mobilizadas e iniciaram buscas imediatas no local indicado, sem êxito inicial. A partir de então, foi desencadeada uma operação contínua e progressiva, que se estendeu por sete dias consecutivos.
Relembre o caso
A ocorrência teve início após fortes chuvas na cidade, o Corpo de Bombeiros recebeu um chamado feito por testemunhas que relataram ter visto um homem caído no córrego e levado pela forte correnteza.
Desde então, equipes do Corpo de Bombeiros realizaram buscas diárias ao longo do curso do córrego e em áreas adjacentes. Nos primeiros dias de operação, os militares percorreram vários quilômetros pelas margens e pelo interior do leito do córrego, desde a região da Rua Bahia até o bairro Santa Maria. Posteriormente em pontos mais distantes, incluindo o encontro do córrego com o Rio das Mortes, no município de Barroso.
Ao longo da operação, a área de buscas foi constantemente ampliada, considerando a possibilidade de deslocamento da vítima pela correnteza, situação comum em ocorrências dessa natureza.
A partir do 4º dia, diante da dificuldade de progressão em áreas de mata fechada e da impossibilidade de navegação no córrego, que possui trechos estreitos e água contaminada por esgoto, as equipes passaram a utilizar drone para ampliar o alcance das buscas em locais de difícil acesso, enquanto mantinham uma equipe em solo.
No 7º dia as equipes seguiram utilizando bote inflável para navegação. A área que foi explorada compreende o leito do Rio das Mortes a partir da ponte sobre a BR 265, no município de Barroso.
Fazendo uma busca minuciosa pelas margens, inspecionando, de perto, galhas, e outros locais possíveis de enrosco, após cerca de 30 km de buscas no Rio das Mortes, as equipes encerravam as atividades quando, por volta das 18h, receberam uma informação de um cidadão apontando as proximidades do córrego Caieiro, após o lugar ser investigado pelos militares foi encontrado o corpo do homem.
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais se solidariza com os familiares e amigos da vítima neste momento de dor, manifestando seus mais sinceros sentimentos.



