

Barbacena ganha estátua em homenagem a São João Paulo II

Foi instalada na tarde desta terça-feira (20), uma estátua em homenagem a São João Paulo II na praça próximo ao hospital Policlínica. A escultura em rocha foi desenvolvida pelo artista Ronie Ryba, que compartilhou em suas redes sociais o processo para a construção da imagem. A arte foi uma doação de Doorgal Andrada ao município.
A obra em homenagem a São João Paulo II traz o simbolismo de se tratar de um papa que esteve em solo mineiro, mais especificamente em Belo Horizonte, em 1º de julho de 1980, durante sua histórica primeira visita ao Brasil, um evento que marcou profundamente a cidade e resultou no batismo popular da atual Praça do Papa, após um grande encontro com a população.
João Paulo II foi Papa de 16 de outubro de 1978 até sua morte em 2 de abril de 2005, totalizando um pontificado de quase 27 anos (26 anos e 168 dias), sendo um dos mais longos da história da Igreja Católica. Ele foi o primeiro Papa polonês e eslavo, eleito após a curta passagem de João Paulo I.
A beatificação de João Paulo II ocorreu em 1º de maio de 2011, em uma cerimônia na Praça de São Pedro, no Vaticano, presidida pelo Papa Bento XVI, que reconheceu a cura milagrosa da freira francesa Marie Simon-Pierre do Mal de Parkinson como o milagre necessário para o processo.



