• Caminhões e tratores são apreendidos em operação contra extração irregular de madeira na Zona da Mata

    Flagrante ocorreu neste sábado (17). Segundo a Polícia Militar de Meio Ambiente, grupo emitia nota fiscal em local diferente da extração

    Foto Divulgação: ASCOM Policia Militar do Meio Ambiente

    Três homens, com idades de 32, 46 e 61 anos, foram presos em flagrante neste sábado (17) em Santa Rita do Ibitipoca, na Zona da Mata mineira, por crimes ambiental e tributário. Eles foram flagrados pela Polícia Militar de Meio Ambiente transportando uma grande quantidade de eucalipto processado (cavaco de madeira) sem a devida comprovação de origem legal.

    De acordo com a polícia, a abordagem ocorreu durante fiscalização a dois conjuntos veiculares de carga (bitrens). No momento da parada, os condutores não apresentaram documentos que comprovassem a origem ou a destinação lícita da madeira, nem a autorização do proprietário da terra de onde o material foi extraído.

    Segundo os militares, os autores pretendiam emitir a nota fiscal dos produtos em um local diferente de onde a extração realmente ocorreu. A prática configura crime contra a ordem tributária (Lei Federal nº 8.137/1990), além da infração ambiental prevista no artigo 46 da Lei de Crimes Ambientais (transporte de madeira sem licença válida).

    Diante das irregularidades, todo o material e os veículos utilizados na operação foram apreendidos. O saldo da operação incluiu:

    • 3 caminhões com as respectivas cargas;
    • 2 tratores utilizados na extração e carregamento.

    Além da prisão dos três envolvidos, foi lavrada uma autuação ambiental no valor de R$ 2.026,46. Os autores foram encaminhados à delegacia para as providências de polícia judiciária.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.