• EPCAR inicia ano com chegada dos aprovados no CPCAR 2026

    Selecionados entre quase 27 mil inscritos, 139 jovens se apresentaram em Barbacena para o início da trajetória militar

    Foto: EPCAR/Diego Epiphanio

    A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), localizada em Barbacena (MG), recebeu neste fim de semana 139 jovens para o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) do ano de 2026. Os candidatos foram aprovados no último Exame de Admissão da Nascente do Poder Aéreo, que teve 26.905 inscritos em todo o Brasil e incluiu diversas etapas, como provas escritas, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica e teste de condicionamento físico.

    Os jovens chegaram acompanhados de seus familiares na tarde de sábado (10/01), quando entregaram as últimas documentações necessárias e foram recepcionados pelos militares da Nascente do Poder Aéreo.

    O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Teixeira, deu início às apresentações sobre os valores da Escola, cuja missão é preparar os Alunos para o ingresso na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP). “Dos quase 27 mil candidatos, vocês estão aqui, é uma vitória que é resultado de muito esforço, de vocês e de seus familiares. Alguns passaram na primeira tentativa, alguns aqui tentaram pela segunda ou terceira vez, sempre na labuta de conseguir alcançar este objetivo de ser Aluno da EPCAR. Eu posso garantir que vale muito a pena, e eu digo isso não é porque eu cheguei ao posto de Oficial-General, é porque é uma vida muito digna a de servir ao País”, destacou.

    Os candidatos aprovados no CPCAR 2026 trazem histórias de perseverança e determinação. Às vezes, é um sonho cultivado desde a infância, conforme Agatha Carvalho Mendes, do Rio de Janeiro. “Eu sempre me enxerguei na carreira militar, muito por influência do meu pai. Desde pequena eu almejo ser militar, então estudei muito para isso. Esta era a minha última chance devido à idade, e graças a Deus deu certo, quando eu vi o resultado no site da FAB foi pura alegria”, descreveu ela. 

    Pai de Agatha, o Sargento da Marinha Alex Alves Mendes sempre buscou mostrar para a filha os valores fundamentais das Forças Armadas. “Ela frequentava as instituições militares onde eu trabalhava, eu a levava nos navios, e eu acho que isso tudo a trouxe para o meio. Desde os 10 anos de idade que ela está nessa batalha de concurso militares e agora conseguiu”, comemorou.

    Assim como a família de Agatha, os pais de Bryan Santos de Granadeiro também celebraram o resultado alcançado por ele em sua última oportunidade. Isso porque os candidatos devem ter no mínimo 14 anos e não podem completar 19 anos até o dia 31 de dezembro do ano da matrícula. “A preparação dele foi árdua, estudando nos fins de semana e nos feriados, para poder lograr êxito. Quando saiu o resultado, foi uma alegria muito grande para toda a nossa família. O sonho do filho também torna-se um sonho dos pais. Por isso sempre estivemos juntos, dando o apoio emocional”, disse a mãe, Luciana do Nascimento Santos de Sousa.

    Bryan completará 18 anos em 2026, e ainda que essa tenha sido a primeira vez dele participando do concurso, precisou lidar com o nervosismo da tentativa única. “Sempre me interessei pela aviação, sempre vi os aviões e amadureci a ideia ao longo do tempo. Para isso, busquei informações pelo Instagram da EPCAR e nas notícias sobre os pilotos reconhecidos. Eu busquei a Deus e procurei estudar, abdicando de muitas coisas, mas sempre lutando pela minha família”, contou o jovem, natural de Nova Iguaçu (RJ).

    Uma nova convocação de candidatos, para completar as 150 vagas previstas no certame, foi expedida após apuração das faltas. Acesse em https://www.fab.mil.br/ingresso/.

    Fonte: ASCOM/EPCAR

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.