

Especialista lança livro que une oratória e PNL para aprimorar a comunicação pessoal e profissional
Obra 'Comunicação na Veia', de Marcelo Miranda, chega às livrarias de Barbacena e plataformas digitais até o fim deste mês. Livro reúne mais de 20 anos de experiência do autor.

Com a proposta de ser um guia prático para quem busca se expressar com mais clareza e influência, será lançado até o final deste mês o livro “Comunicação na Veia – A Arte de Falar com Impacto: PNL, Comunicação e Oratória na Vida Real”.
Escrita pelo especialista em comunicação e hipnose clínica, Marcelo Miranda, a obra estará disponível para venda em livrarias de Barbacena (MG) e região, além de plataformas online.
O livro reúne mais de duas décadas de experiência do autor em treinamentos e palestras, traduzindo conceitos complexos da mente humana para uma linguagem acessível. A publicação visa atender a uma demanda crescente em um mundo marcado pelo excesso de informações e ruídos de interpretação.
“O problema não está no que falamos, mas em como a mente interpreta, sente e reage à comunicação”, afirma Marcelo Miranda.
Conexão entre ciência e vida real
Aobra promete buscar conectar ciência e comportamento. O autor utiliza bases da Programação Neurolinguística (PNL) para abordar temas como:
- Filtros mentais;
- Linguagem verbal e não verbal;
- Storytelling e conexão emocional;
- Ética da influência e liderança.
Segundo Miranda, o objetivo não é apenas ensinar técnicas de oratória, mas conduzir o leitor ao uso consciente da comunicação como ferramenta de desenvolvimento humano, ensinando a “se posicionar, se conectar e liderar com consciência”.
O livro é direcionado a uma gama variada de leitores, incluindo profissionais da educação, líderes, empreendedores, vendedores e estudantes.
A abordagem humanizada da obra é resultado da vivência direta do autor com mais de 15 mil alunos e clientes ao longo da carreira. Para Miranda, a comunicação deve ser encarada como uma ferramenta de transformação social e pessoal, indo além do conteúdo técnico.
Sobre o autor
Marcelo Miranda é comunicador, palestrante, treinador e escritor. Especialista em Comunicação, Oratória, Programação Neurolinguística e Hipnose Clínica, atua há mais de 20 anos no desenvolvimento humano, ajudando pessoas e organizações a destravarem a mente, fortalecerem a autoconfiança e se comunicarem com impacto, clareza e propósito.
No campo da Comunicação, é fundador do jornal e portal de notícias Folha de Barbacena, tendo atuado por quinze anos como editor-chefe. Exerceu também a função de diretor de Comunicação e Relações Públicas da Câmara Municipal de Barbacena por aproximadamente cinco anos, contribuindo para o fortalecimento institucional e aprimoramento das práticas comunicacionais do órgão.
Na área acadêmica, lecionou em diversas instituições de ensino superior da Zona da Mata Mineira e do Campo das Vertentes. Atuou como coordenador do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da Unipac Barbacena e como chefe do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Barbacena, desempenhando atividades de gestão, docência e desenvolvimento de projetos educacionais.
Com mais de vinte e cinco anos de atuação, Marcelo Miranda consolidou trajetória como professor, palestrante e trainer nas áreas de Comunicação, Hipnose, PNL, Coaching, Negociação, Liderança, Inteligência Emocional e Desenvolvimento Humano. Conduz treinamentos corporativos e formações especializadas em comunicação e oratória, linguagem verbal e não verbal, comportamento humano e liderança, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional de indivíduos, equipes e organizações.
Sua carreira é marcada pela capacidade de articular rigor técnico, visão sistêmica e excelência comunicacional, colocando a serviço do público uma prática consistente orientada pela ética, pela clareza e pela promoção do potencial humano.



