
EPCAR forma mais 59 novos Soldados da FAB em 2025
Com início em agosto, Curso de Formação de Soldados (CFSd) preparou os militares por meio de inúmeros treinamentos administrativos e operacionais

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) formou 59 novos Soldados da Força Aérea Brasileira (FAB), no último mês de novembro. A Bellator é a segunda turma oriunda do serviço militar obrigatório que passou, neste ano de 2025, pelo Curso de Formação de Soldados (CFSd) na Nascente do Poder Aéreo. A cerimônia de conclusão do Curso foi realizada no dia 26 de novembro, quando os militares prestaram seu Compromisso à Bandeira Nacional.
Militares do efetivo e convidados dos formandos participaram da formatura do CFSd, presidida pelo Chefe da Divisão Administrativa, Coronel Aviador Joel de Castro Sales. Ao incorporarem-se à Aeronáutica Brasileira, os Soldados devem cumprir rigorosamente as ordens das autoridades, respeitar os superiores hierárquicos e tratar com afeição os irmãos de arma e com bondade os subordinados. Essas obrigações, explícitas no compromisso prestado durante a cerimônia, são condição para a dedicação ao serviço da Pátria, a ser defendida até mesmo com o sacrifício da própria vida.
Em sua Ordem do Dia, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, destacou a conquista da Turma Bellator e os desafios superados, com muito esforço. “Jovens Soldados, eu saliento que esta foi a primeira vitória alcançada. Os senhores apenas iniciaram seus caminhos no seio da FAB. O brilho do olhar que os trouxe até aqui precisará ser renovado a cada dia, mesmo nos mais difíceis, para que o foco jamais seja esquecido. Saibam que, ao ingressarem nas fileiras da Força Aérea, os senhores passaram a fazer parte de uma das mais respeitadas instituições do Brasil”, escreveu.
A necessidade de dedicação à vida militar foi repassada aos então recrutas pelos instrutores ao longo dos quatro meses de Curso de Formação, iniciado em agosto. É o que contou Samuel Fabiano Silva e Sousa, primeiro colocado, com média de 8,2. “Aprendemos logo no início do curso sobre a dedicação, muito frisada pela equipe de instrução, e o padrão militar que temos que manter. Muito obrigado aos instrutores, porque eles foram essenciais e sempre falaram o quanto é importante estudar, que o conhecimento é um dos pilares da Força Aérea. Meu pai também foi Soldado, eu me senti muito honrado de ser 01 agora da turma por causa dele”, explicou.
Durante a formação, os recrutas tiveram diversos treinamentos administrativos e operacionais. Um dos instrutores, o Sargento Especialista em Guarda e Segurança, Afoncelso Campos de Araujo Junior, ministrou a disciplina Táticas de Combate Terrestre, a qual inclui lições básicas para os militares, como tiro, camuflagem e sobrevivência. “Esta turma se destacou principalmente pela força de vontade de cumprir a missão. A turma sempre queria participar de todas as instruções, tanto as de regulamento quanto as de combate”, contou.
Eleito “padrão militar” pelos instrutores e colegas de turma, o Soldado Maycon Daniel Costa Pires explicou que buscou, durante toda a formação, seguir o exemplo dos Graduados e Oficiais da EPCAR. “O elevado espírito de corpo me ajudou bastante, mas eu também quis ser como os excelentes militares daqui. Deu certo, e conseguimos honrar o nome que escolhemos, Bellator, que quer dizer guerreiro em latim, representando a nossa união”, disse.



