
Militares da EPCAR são agraciados com Medalha Santos Dumont do Governo de MG
Quatro militares da EPCAR foram condecorados com a Medalha Santos Dumont em cerimônia estadual que reconhece contribuições relevantes para Minas Gerais e o País.

Quatro militares da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) receberam a Medalha Santos Dumont do Governo do Estado de Minas Gerais, na última quinta-feira (20/11), na cidade que leva o nome do Pai da Aviação. Ao todo, 130 Comendas, sendo um Grande Colar, 32 de ouro, 33 de prata e 65 de bronze, foram concedidas a personalidades e instituições com atuação de destaque para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.
O Comandante do Corpo de Alunos, Tenente-Coronel Aviador Marcelo José da Paz Júnior, foi agraciado com a Medalha no grau ouro, e o Comandante do Grupo de Saúde de Barbacena (GSAU-BQ), Tenente-Coronel Médico André Luiz Villalba, com o grau prata. O Comandante do Grupo de Segurança e Defesa de Barbacena (GSD-BQ), Major de Infantaria Antonio Claudino Silva Júnior, e o Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena, Suboficial Especialista em Eletrônica Marco Aurélio Silva Fonseca, foram agraciados com Medalhas no grau bronze e estiveram presentes na cerimônia.
Para o Comandante do GSD-BQ, que nasceu em Ipatinga (MG) e cresceu ouvindo as histórias de Santos Dumont, a Comenda reflete o dever dos brasileiros de honrar o legado do Pai da Aviação. “Por ser mineiro, eu conhecia muito bem a importância de Santos Dumont, mas foi quando eu ingressei na EPCAR, em 2004, que eu pude compreender de verdade a grandiosidade das invenções dele para a história da humanidade. A criatividade e a dedicação do Pai da Aviação são inspiração, tanto para os militares da FAB quanto para toda a população brasileira, em qualquer uma das áreas de atuação, porque todas elas são imprescindíveis para a nossa vida cotidiana, tal como para a soberania do País. Estou muitíssimo feliz”, disse.
O Suboficial Marco Aurélio também destacou a satisfação de ser agraciado com a Medalha que leva o nome do Pai da Aviação. “Essa Comenda reforça, para mim, o verdadeiro sentido do serviço militar: servir com excelência, honrar os valores que nos sustentam e contribuir para algo maior do que nós mesmos. A distinção marca de forma profunda a minha trajetória e simboliza o reconhecimento por anos de dedicação à missão da EPCAR e à FAB”, explicou.
Outros nove militares da FAB foram agraciados, incluindo: o Comandante do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), Coronel Aviador Jorge Marcelo Martins da Silva (grau ouro); o Comandante do Corpo de Alunos do CIAAR, Coronel Aviador Ailton David Cabral Júnior (grau prata); a Chefe do Grupamento de Apoio de Lagoa Santa, Coronel Intendente Luciana do Amaral Corrêa (grau ouro); e a Comandante do Grupo de Saúde de Lagoa Santa, Tenente-Coronel Médica Sandra Simon Calado (grau prata).
A solenidade marcou os 152 anos de nascimento de Santos Dumont e contou com a presença do Governador de Minas Gerais, Romeu Zema, além de diversas autoridades civis e militares. Ao som da Banda de Música da EPCAR, o público entoou o Hino Nacional Brasileiro e prestigiou os homenageados.
Medalha Santos Dumont
Criada em 1956 pela Lei 1.493, a Medalha Santos Dumont de Minas Gerais foi regulamentada pelo Decreto 5.136, do mesmo ano. É uma Comenda para celebrar o voo histórico do Pai da Aviação com o 14-Bis, o primeiro de uma aeronave mais pesada que o ar.
A honraria é regida por um Conselho Permanente de 22 membros, presidido pelo presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Cada integrante pode indicar até quatro nomes por ano.
No ano passado, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, foi agraciado com a Medalha no grau ouro. A homenagem a mais militares da Nascente do Poder Aéreo representa o reconhecimento à missão da Escola Preparatória, mas também ao desempenho dos agraciados no cumprimento do serviço à Pátria.



