

Projeto de alunos do Senai Barbacena fica entre os três melhores de Minas e garante pódio
O grupo desenvolveu um sistema de ignição para a queima de gases emitidos em uma chaminé durante o processo de produção

No último fim de semana, Belo Horizonte sediou o Encontro Nacional de Automação (ENA), evento que tem como objetivo estimular, desenvolver e premiar projetos criados por alunos das unidades do SENAI-MG. Representando Barbacena, os estudantes se destacaram na competição e conquistaram o terceiro lugar com o projeto Ignitec.
O grupo composto por Karolyne, Ana Cristina, Ana Clara, Pedro e Vitória desenvolveu seu projeto através de uma demanda da Kymera International. O programa contou com a participação de mais de 11 mil alunos, 535 instrutores, 58 escolas, 200 soluções e contou com a parceria de 150 indústrias. A etapa final trouxe a exposição de 10 projetos selecionados, desenvolvidos a partir de demandas reais apresentadas por empresas parceiras, que resultaram em soluções aplicáveis ao setor produtivo.
A aluna Karolyne Pszybywicz falou sobre o projeto, um sistema de ignição para a queima de gases emitidos em uma chaminé durante o processo de produção. “Nosso projeto foi aprovado e já está na fase de implementação, o que nos deixa muito felizes. Agora, vamos trabalhar para colocar em prática o sistema de ignição desenvolvido para a Kymera, contribuindo para melhorar o funcionamento da produção industrial. É uma alegria enorme ver que nosso trabalho foi reconhecido como algo realmente aplicável dentro da indústria”, declarou ela.
Ana Cristina falou sobre sua experiência e a importância da inclusão no trabalho. “Fomos, a princípio, selecionados entre os 10 melhores dentre 2 mil projetos em Minas. Em Belo Horizonte concorremos entre os 10 e tivemos um resultado maravilhoso em terceiro lugar, subimos ao pódio. Foi uma experiência incrível! Com muita alegria, em parceria com a Karolyne e a interpretação simultânea, pude explicar o funcionamento do nosso projeto a várias pessoas que por ali passaram. Foi uma alegria ver que alguns sabia a língua de sinais, muito emocionante por entender que, além do trabalho, trouxemos visibilidade a comunidade surda e trabalhamos a inclusão, pela qual lutamos diariamente”, afirmou a aluna.
Já Ana Clara, falou sobre o quanto o projeto acrescentou em sua vida. “Participar deste projeto foi uma experiência muito positiva. Contribuiu para meu aprendizado, desenvolvimento profissional e ampliação de conhecimentos. Sinto-me satisfeita por ter feito parte dessa iniciativa e pelos resultados alcançados”, explicou.
“Foi um desafio enorme pois ninguém entendia muito de elétrica, então foram quatro meses de muito estudo e aprendizado até o dia de apresentar o projeto no evento. O resultado foi muito gratificante”, pontuou o aluno Pedro.
A participante Vitória, agradeceu pela oportunidade de participar. “Foi bastante desafiador, uma correria, mas no fim deu tudo certo. Foi uma experiência única desenvolver o projeto IGNITECH. Agradeço ao Senai e a disponibilidade dos instrutores”, afirmou.
Após a vitória, a Karolyne falou sobre a oportunidade. “Foi gratificante demais representar Barbacena em um evento tão grandioso como o ENA, de alcance nacional, onde grandes empresas apresentaram seus projetos. Também é incrível saber que representamos Minas Gerais e ficamos entre os três melhores do estado. Gostaria de agradecer ao Senai pela oportunidade de mostrar nosso projeto em um evento dessa dimensão e à Kymera, por confiar em nós e permitir que atendêssemos a uma demanda real da empresa”, finalizou ela.


