

Setembro Amarelo: PCMG realiza 10ª edição da campanha em Barbacena
A edição 2025 da campanha teve como tema "Setembro Amarelo: pela valorização da vida e prevenção ao suicídio"

A programação incluiu palestras, seminários, mesas de bate-papo, blitz educativas, ação social, além de entrevistas e podcasts.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) promoveu, no âmbito do 13º Departamento de Polícia Civil em Barbacena, no Campo das Vertentes, durante todo o mês de setembro, a 10ª edição da campanha “Setembro Amarelo: pela valorização da vida e prevenção ao suicídio”.
Ao longo do mês, foram realizadas mais de 30 palestras em escolas estaduais, municipais, particulares e em instituições de Barbacena, Santa Rita do Ibitipoca, Paiva, Ressaquinha, São João del Rei, Senhora dos Remédios, Santana do Garambéu, Ibertioga, Cipotânea, Bias Fortes, Carandaí e Alfredo Vasconcelos.
As palestras, com o tema “Os Desafios da Saúde Mental nos Dias Atuais”, foram ministradas pela investigadora e graduada em psicologia Cristiane Agostini, contando também com a participação do chefe do 13º Departamento, delegado-geral Alexsander Soares Diniz.
O objetivo foi mostrar aos jovens a importância da valorização da vida, discutir fatores de risco à saúde mental, orientar sobre onde e como procurar ajuda, ensinar a identificar sinais de alerta e conscientizar sobre o autocuidado e o cuidado com os outros.
Além das palestras (que continuarão até novembro), houve entrevistas em rádios locais, participações em podcasts e mesas-redondas sobre saúde mental no Colégio São Francisco de Assis e no Hospital Regional de Barbacena.
Parceria
A UEMG Barbacena promoveu, nos dias 23 e 24 de setembro, o VIII Seminário Setembro Amarelo, com o tema “Saúde mental: Fatores de Risco x Fatores de Proteção”, contando com palestras da professora e psicóloga Michelle Alves e da neurocientista Sônia Lidiane.
No segundo dia, ocorreu uma roda de conversa com a psicanalista Adriane Coutinho, o chefe do 13° Departamento, a psicóloga Ana Lara (CAPS), a investigadora Cristiane Agostini, a voluntária do CVV Norma Moreira de Oliveira, o bombeiro militar Tenente Paulo Henrique Dorneles, a neuropsicóloga Valeska Magierek, e a professora e psicóloga Wanderleia Paiva.
Blitz educativas
Foram realizadas quatro blitzen educativas pela PCMG em conjunto com a Diretoria de Trânsito de Barbacena, distribuindo panfletos sobre valorização da vida, Setembro Amarelo e Semana Nacional do Trânsito.
Ação Social
Realizada em 6 de setembro, no centro da cidade, em parceria com a Prefeitura de Barbacena.
Contou com a participação da Faculdade de Medicina de Barbacena, secretarias municipais (Saúde, Assistência Social, Educação e Agricultura), Polícia Militar, Polícia de Meio Ambiente, 2ª Cia. Independente de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Epcar, Diretoria de Trânsito, Conservatório Heitor Villa-Lobos, além de alunos da rede municipal, do Senac e da UEMG.
Serviços oferecidos: emissão da carteira de identidade nacional, aferição de pressão, vacinação, corte de cabelo, doação de mudas, apresentação do canil da Guarda Civil, transitolândia, além de intervenções culturais e artísticas.
Ainda neste mês de outubro, a PCMG divulgará o resultado do tradicional concurso de redação com alunos da rede pública e privada.
“O mês de setembro é o mês que reforça a importância da campanha. Porém, o autocuidado, a atenção com as pessoas, a saúde mental e a valorização da vida são tarefas diárias, que devem ser exercitadas todos os dias do ano”, destacou o chefe do 13º Departamento.


