• Unidade de Cuidados Prolongados do Complexo Hospitalar de Barbacena alcança nota máxima em avaliação estadual

    A UCP tem como objetivo a reabilitação integral e intensiva

    Foto: Fhemig

    A Unidade de Cuidados Prolongados (UCP) do Complexo Hospitalar de Barbacena (CHB), da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), conquistou, no primeiro quadrimestre de 2025, a nota máxima no monitoramento das Unidades de Internação Estratégica (UIE) da Macrorregião Centro-Sul, realizado pelo Valora Minas.

    A UCP tem como objetivo a reabilitação integral e intensiva da pessoa com perda transitória ou permanente de autonomia potencialmente recuperável, servindo de transição entre o hospital e a alta para casa. Para isso, conta com equipe multiprofissional que presta um cuidado de qualidade, possibilitando que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) retome sua autonomia, parcial ou total, e retorne para a sua vida familiar e social.

    Segundo a coordenadora da UCP de Barbacena, Izabel Chagas, a equipe trabalha continuamente no aprimoramento dos serviços, com foco em oferecer uma assistência humanizada e eficaz. “Além de promover uma alta segura e efetiva, garantimos que o paciente receba o suporte necessário antes de retornar para casa ou ser encaminhado para outros serviços da rede de saúde, evitando reinternações”, ressaltou.

    A avaliação do Valora Minas reúne indicadores de eficiência dos leitos e de qualidade da assistência hospitalar em cada unidade. A política tem por objetivo qualificar a assistência, ampliar o acesso e responder às demandas e necessidades da população mineira, otimizando recursos nas unidades de saúde e vinculando os repasses a resultados assistenciais e valor entregue à população.

    O resultado demonstra a importância do serviço para a região e reforça o papel essencial dos Cuidados Prolongados na assistência hospitalar.

    Reabilitação

    Há cerca de três anos, Felipe Maciel Gomes de Siqueira, de 29 anos, sofreu um acidente de carro e fraturou as duas pernas. Foi por meio do trabalho da equipe de Cuidados Prolongados que ele recuperou os movimentos, após um longo período sem conseguir andar. “A UCP foi quem me abençoou ao cuidar com paciência, em um trabalho longo. Foi uma bênção incrível que hoje me permite andar”, disse.

    Em 2022, Wilson Ribeiro da Silva teve uma úlcera por pressão e foi internado no CHB para fazer um desbridamento (remoção de tecido morto). Após a recuperação, foi encaminhado para a UCP. “Todos da equipe são maravilhosos. Tem a coordenadora também, Izabel, que é expert na questão de feridas. Ela é uma ótima profissional, dava todo o suporte ali”.

    Wilson também aproveita para agradecer à equipe da UCP pelo atendimento que recebeu. “A cada um de vocês, meu muito obrigado. Que mais pessoas tenham oportunidade de conhecer, como eu conheço lá, e serem muito bem atendidas”.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.