

Alunos da EPCAR são destaque em campeonato de xadrez
Na categoria sub 18, Aluno Alcântara conquistou o primeiro lugar
17/09/2025
Oito Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) em Barbacena foram destaque na 4ª etapa da Liga X, campeonato de xadrez interescolar realizado no último sábado (13/09), em Juiz de Fora. Todos os participantes da Nascente do Poder Aéreo ficaram entre os dez melhores de suas categorias, sendo que o Aluno Nill Armstrong Alcântara Santos, da Turma Black Hawk (1º esquadrão), conquistou o 1º lugar na categoria sub 18.
O Aluno Alcântara, que jogava xadrez há quatro anos e passou a compor o time da Escola, destacou a importância de competir na Liga X. “Eu acredito que esse resultado se deve à constância do treino. Na EPCAR, as atividades são bem divididas ao longo do dia, então o tempo destinado aos treinos é ideal para o desenvolvimento dos atletas”, afirmou.
Na sub 18, ainda alcançaram boas colocações os Alunos: Guilherme Rynkowski di Leoni, em 4º lugar; Paulo Isaac Corrêa de Souza, em 5º lugar, Lucas Corrêa de Souza, em 6º lugar; João Pedro Floriano Rampelotto Dias, em 8º lugar; e Gabriel Stormoski Ponte, em 10º lugar. Com exceção de Rampelotto, da Turma Black Hawk, os demais nessa categoria são da Turma Xavante, o 2º Esquadrão da EPCAR.
Também da Xavante, a Aluna Júlia de Lemos Feltrin conquistou a 10ª posição na categoria Universitário, enquanto o Aluno Gustavo Giovannetti Lourencio, da Black Hawk, ficou em 4º lugar da categoria sub 15.
Para o Tenente Rhuan Jonathan da Silva, Chefe da equipe de xadrez da Escola Preparatória, a participação dos Alunos em competições externas eleva o nível na modalidade. “Essa vivência estimula o alto rendimento cognitivo, dentro e fora do ambiente escolar, reforçando a necessidade de trabalho e estudo contínuo, o que evidencia, sobremaneira, a qualidade dos atletas de xadrez da EPCAR”, enfatizou.
As disputas na Liga X também serviram como um treinamento dos atletas de xadrez para a NAE, torneio esportivo entre as escolas militares das Forças Armadas. “É uma forma de agregar experiência, além de estimular a confiança entre a equipe, essencial para a nossa disputa na NAE”, reforçou o primeiro colocado da categoria sub 18, Aluno Alcântara.
A próxima edição da NAE será realizada na Nascente do Poder Aéreo, entre os dias 27 de setembro e 3 de outubro. Os atletas da EPCAR, do Colégio Naval (CN) e da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) disputarão 11 modalidades.
Liga X
A Liga X é uma competição de xadrez fundada em 2009 pelo professor Haroldo Guimarães Carvalhido. Até a 4ª etapa, realizada no último fim de semana, mais de 60 instituições públicas e particulares participaram do torneio, cujo objetivo é desenvolver o esporte no ambiente escolar.
Segundo o professor Haroldo, neste ano houve a inscrição de alunos de diversos municípios de Minas Gerais e até do Rio de Janeiro. “O mais importante é a integração dos alunos e o aprimoramento deles. Também é uma forma de introduzir esse esporte nas escolas, dando visibilidade ao xadrez”, explicou.



