

EPCAR promove edição 2025 da competição esportiva Taça Eficiência
Militares de diferentes setores da GUARNAE-BQ disputam quatro modalidades

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realiza neste mês de agosto a edição 2025 da Taça Eficiência. A abertura da competição esportiva, voltada ao efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), ocorreu na última semana. As equipes formadas por militares de diferentes seções da Organização Militar disputam quatro modalidades: futebol society, vôlei de areia, cabo de guerra e revezamento 4×100 metros. Os vencedores de cada modalidade serão premiados com medalhas, em cerimônia de encerramento no dia 28/08, às 10 horas, no Estádio Olímpico.
O objetivo da competição é estimular a prática saudável de atividades físicas, fortalecendo a integração e o espírito de corpo. Esse propósito foi destacado pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, durante a abertura oficial do evento. “A Taça Eficiência é um evento histórico das organizações militares, e é muito importante reservarmos esse tempo para desfrutarmos de bons momentos. Eu desejo muito sucesso às equipes, mas além de ser campeão de cada modalidade, o que mais importa é este momento de lazer com a prática de esportes, tão necessários para a nossa saúde física e mental”, explicou o Brigadeiro do Ar.
O Graduado-Master da GUARNAE-BQ, Suboficial Especialista em Eletrônica Marco Aurélio Silva Fonseca, explicou que as modalidades foram escolhidas considerando a possibilidade de ampla participação dos militares de todos os setores. “Selecionamos atividades que estimulam o trabalho em equipe, a estratégia e a resistência física. É uma competição que promove a interação, a cooperação e a união entre os militares, independentemente do posto ou graduação, fortalecendo o sentimento de pertencimento à Guarnição”, apontou.
A interação com os demais militares da GUANAE-BQ foi um dos motivos que levaram a Tenente Administração Bianca de Souza Véspoli, Adjunto do Controle Interno, a se inscrever no vôlei. “Já tenho o costume de participar dessa modalidade nas atividades de educação física da EPCAR, então achei uma iniciativa muito boa para confraternizarmos. Foi bom ver pessoas dos outros setores, que não temos contato diariamente, em um momento mais extrovertido. É interessante também saber que elas gostam do mesmo esporte que nós”, comentou.
No caso do Sargento Especialista em Guarda e Segurança, Paulo Victor Mesquita dos Santos, a modalidade escolhida foi o futebol. “Sempre pratiquei futebol, eu era da equipe de futebol na minha turma de formação, na Escola de Especialistas de Aeronáutica. Fiz escolinha nas categorias de base do Bangu Atlético Clube, no Rio de Janeiro, e já joguei em um torneio entre comunidades”, contou.
Para ele, que é auxiliar do 3º Esquadrão de Alunos da EPCAR, competir na equipe do Corpo de Alunos (CA) tem sido uma oportunidade de retornar ao gramado, pois o futebol havia ficado um pouco de lado devido à rotina. “Achei bom o nosso primeiro jogo contra a Subdivisão de Serviços Gerais, o juiz era apto para estar ali, trabalhou bem. As equipes entenderam o espírito da competição, ninguém se machucou, tudo isso tornou o ambiente perfeito”, completou.


