

“Pretuminância”: barbacenense Isis Ferreira lança seu primeiro EP
O EP conta com quatro faixas e em breve com lançamento audiovisual

Mulher preta, mãe solo e artista. A barbacenense Isis Ferreira lançou o seu primeiro EP, intitulado “Pretuminância”. A obra conta com quatro faixas autorais, sendo elas “Apropriação”, “Pretitude”, “Samba de Bondinho” e “Domingo”, que costuram samba mineiro com jazz, poesia com cotidiano, tudo com a textura das vivências de quem faz arte no interior e a partir dele.
Mais do que um jogo de palavras, “Pretuminância” é um conceito inventado por Isis. Um híbrido entre pretume e predominância que vira bandeira, ritmo e declaração: o preto que somos, vivemos e criamos não é exceção, é centralidade. É também herança, corpo e gesto. Com forte influência do teatro negro e uma trajetória que mistura arte-educação e produção cultural, Isis entrega um trabalho que não se molda ao mercado: ele transborda do que é real.
Gravado com apoio da Lei Paulo Gustavo (Edital LPG 02/2023 – Minas Gerais), o projeto também tem desdobramento audiovisual, com lançamento simultâneo no YouTube, em breve. Os vídeos não são apenas clipes, são documentos afetivos e cenas de processo.
O EP está disponível nas plataformas digitais e pode ser acessado clicando aqui.


