

Pesquisa da EPCAR é destaque em Fórum Científico da EsEFEx
Entre os 96 trabalhos inscritos, o resumo da Capitão Tarlice foi premiado entre os quatro melhores do encontro

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) foi destaque no 12º Fórum Científico da Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), realizado na unidade militar do Rio de Janeiro (RJ). O Major de Infantaria Antonio Claudino Silva Júnior, a Capitão Médica Tarlice Nascimento Peixoto Guimarães, a Tenente Educação Física Thereza Cristina de Souza Prata Oliveira e a professora civil Fabrícia Geralda Ferreira apresentaram banners sobre o condicionamento físico dos Alunos da “Nascente do Poder Aéreo”. De um total de 96 trabalhos inscritos, o resumo “Perímetro da Cintura como indicador metabólico em jovens da Força Aérea Brasileira”, com a Capitão Tarlice como autora principal, foi premiado entre os quatro melhores do encontro.
O Fórum Científico da EsEFEx reuniu civis e militares de instituições acadêmicas de todo o Brasil e teve como tema central a “Ciência e Tecnologia no Esporte e no Treinamento Militar: da Inteligência Artificial à Prevenção de Lesões”. Além da apresentação de pôsteres, o evento contou com palestras e mesas-redondas sobre assuntos relacionados à prática profissional e ao desempenho em operações militares.
Os banners levados pelos militares da EPCAR são um recorte da dissertação de mestrado do Major Claudino, Comandante do Grupo de Segurança e Defesa de Barbacena (GSD-BQ) e aluno do Programa de Pós-Graduação em Desempenho Humano Operacional (PPGDHO), da Universidade da Força Aérea (UNIFA).
A ideia da pesquisa, segundo ele, surgiu com o objetivo de validar cientificamente a nota de corte do perímetro da cintura, um dos índices do Teste de Aptidão de Condicionamento Físico (TACF) dos Alunos da EPCAR. “Considerando que a nota do TACF influencia diretamente a classificação final dos Alunos, o estudo busca fornecer embasamento científico para a definição dessa métrica, originalmente baseada em militares adultos e não adaptada ao perfil adolescente característico da EPCAR”, explicou.
No Fórum, o Major Claudino apresentou o banner “Correlação entre perímetro da cintura e a aptidão cardiorrespiratória de jovens militares da Força Aérea Brasileira”, enquanto a Tenente Thereza foi responsável pela divulgação do banner “Relação entre perímetro da cintura e percentual de gordura corporal em militares: uma abordagem prática para avaliação da composição corporal”. Todos os três trabalhos levados, incluindo o banner premiado, serão publicados na revista científica da EsEFEx.
Os trabalhos tiveram a orientação da professora Fabrícia (à esquerda na foto), doutora e mestre em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Educadora física, ela atua na Escola Preparatória como treinadora da equipe de basquetebol e ainda é docente do PPGDHO da UNIFA. “Estar orientando algo nesta magnitude é muito gratificante, pois após 15 anos de serviços prestados na EPCAR, vivendo a realidade da Escola, juntamente com a experiência adquirida no meu doutorado e o apoio do Programa de Pós-Graduação em Desempenho Operacional, estou enfim podendo contribuir efetivamente com mudança de paradigma, ajudando a respaldar ações baseadas em ciência”, descreveu.
Pesquisa científica na EPCAR
Também aluna do Mestrado da UNIFA, a Capitão Tarlice, Adjunto da Seção Médica do Grupo de Saúde de Barbacena (GSAU-BQ), acredita que a participação em um evento dessa magnitude agregará mais conhecimentos científicos à EPCAR. “Ficamos muito lisonjeados e orgulhosos porque é o reconhecimento, principalmente da pesquisa do Major Claudino, que deu como fruto todos esses trabalhos. Só temos a agradecer à EPCAR pela oportunidade que nos proporcionou essa experiência e esperamos trazer novas premiações”, destacou.
O compromisso da EPCAR com a ciência reflete-se na qualidade do ensino e na formação dos futuros Cadetes do Ar. “Ser premiado entre 96 trabalhos de altíssima qualidade mostra o profissionalismo dos integrantes da Escola, uma vez que questões importantes são tratadas à luz da ciência. Premiações como essa elevam ainda mais o conceito da EPCAR dentro das Forças Armadas, assim como no meio civil”, avaliou a professora Fabrícia.a
A Tenente Thereza, Adjunto da Subdivisão de Educação a Distância da EPCAR, já havia participado do evento como civil. Ela é mestre em Educação pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) e doutoranda em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). “Ano passado apresentei um trabalho dentro do contexto militar, mas neste ano como militar tive outro olhar para as pesquisas e palestras. Entendo essa capacitação como extremamente necessária para adquirir conhecimentos a serem aplicados com os alunos da EPCAR”, disse.


