• Dia de mobilização para vacinação contra a dengue ocorre neste sábado em Barbacena

    A ação é voltada ao público de 10 a 14 anos

    Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

    Acontece neste sábado (31/05), uma mobilização para vacinação contra a dengue, voltado ao público de 10 a 14 anos em Barbacena. A ação acontecerá das 08h às 16h, no Centro de Especialidade Multidisciplinar (CEM), localizado na Avenida Pereira Teixeira, 653, 5º andar.

    Para se vacinar é preciso levar cartão de vacina, documento com foto, CPF ou CNS e estar acompanhado dos pais ou responsáveis. Os critérios para vacinação estão de acordo com o Informe Técnico Operacional da Estratégia de Vacinação contra a Dengue – 2024 e a Nota Técnica nº8 de 2024. Baseado nas taxas de hospitalização por dengue nos últimos 05 anos no Brasil, o público contemplado são as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com o esquema de duas doses, sendo o intervalo de três meses entre as doses.

    A estratégia de concentrar a vacinação em um único dia se deve ao número reduzido de doses recebidas pelo município, sem nova previsão de recebimento. O município tem aproximadamente 7 mil pessoas na faixa etária de 10 a 14 anos e recebeu apenas 1.390 doses da vacina.

    A vacina é uma importante aliada no combate à dengue, doença que pode causar complicações graves e até levar à morte. Pessoas que tiveram dengue recentemente devem aguardar seis meses após a infecção para iniciar o esquema vacinal.

    Contraindicação:

    · Gestantes;

    · Mulheres que estejam amamentando;

    · Indivíduos com infecção por HIV, sintomática ou assintomática;

    · Pessoas com imunodeficiência congênita ou adquirida;

    · Indivíduos recebendo terapias imunossupressoras tais como quimioterapia ou altas doses de corticosteroides sistêmicos (no período que antecede de quatro semanas a vacinação)

    · Doença febril aguda

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.