

Conservatório realiza mais uma apresentação da série Além da Partitura, com Duo Arão
O projeto é uma série de recitais explorando o contexto histórico, técnico e expressivo das obras interpretadas

O Conservatório Municipal de Barbacena, dará sequência na próxima quinta-feira (29/05) ao projeto Além da Partitura. Para a apresentação desta semana, será apresentado o Duo Arão, formado pela flautista Alessandra Arão e pelo pianista Kássio Arão, tem como principal proposta a interpretação e divulgação da música erudita para flauta e piano, especialmente a música brasileira. A apresentação será às 19h no auditório do Conservatório Municipal, localizado na praça Conde de Prados.
Desde 2016, o Duo Arão vem atuando com apresentações em festivas de música e projetos culturais em cidades no Brasil e no exterior, como o projeto Palco Livre do Conservatório da UFMG, o projeto Segunda Musical da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o projeto Palco Central do Cine-Theatro Central de Juiz de Fora, o Festival de Música de Santa Catarina e a Semana Internacional de Piano de Óbidos.
Na série “Além da Partitura”, o Duo Arão apresentará o recital “Alma Brasileira”, que contempla obras de grandes nomes da música erudita brasileira, como Osvaldo Lacerda, Villani-Côrtes, Radamés Gnattali, Guerra-Peixe e Edino Krieger, e mostra influências do folclore e da música popular brasileira neste repertório.
Os interessados devem retirar, gratuitamente, o ingresso através do link: https://www.sympla.com.br/evento/duo-arao—alem-da-partitura/2971224
Kássio Arão
Kássio Arão é natural de Carpina, Pernambuco. Atualmente é mestrando em performance musical na UFSJ e professor de piano e teclado no Conservatório Municipal Heitor Villa-Lobos. Iniciou o estudo do piano no Conservatório Pernambucano de Música, frequentando as classes dos professores Reveka Bernstein, Joana D’arque e Fernando Müller. Cursou o bacharelado em piano na UFMG, sob a orientação dos professores Adalmário Pacheco e Stefanie Freitas, local onde também foi bolsista no programa de monitoria da graduação como pianista correpetidor, sob orientação da professora Dr. Luciana Monteiro. Participou de diversos eventos musicais, como VII Encontro Internacional de Pianistas do Conservatório de Tatuí, 19º Festival Música nas Montanhas, 34ª Oficina de Música de Curitiba, Advanced Piano Studies na Universidade do Oregon, 14º e 15º Festivais de Música de Santa Catarina, projeto Segunda Musical da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, projeto Palco Livre do Conservatório da UFMG, projeto Palco Central do Cine-Theatro Central de Juiz de Fora e VIII e IX concursos de piano do Conservatório Pernambucano de Música, obtendo o segundo lugar em ambos e o prêmio de melhor intérprete de música brasileira no IX concurso.
Alessandra Arão
Alessandra Arão nasceu no Rio de Janeiro, iniciando seus estudos de flauta transversal nos Seminários de Música Pro Arte, com Carlos Alberto Rodrigues. Cursou licenciatura em música na UNIRIO, onde estudou com Laura Rónai, bacharelado em flauta transversal na UFJF, sob a orientação do professor Nilton Moreira, e mestrado em performance musical na UFSJ. Participou de diversos eventos musicais como I Festival Internacional de Música de Barra Mansa, 34ª Oficina de Música de Curitiba, 19º Festival Música nas Montanhas, 2º Festival Conexões Musicais UFF/Unirio, 30º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, 15º Festival de Música de Santa Catarina, projeto Segunda Musical da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, projeto Palco Livre do Conservatório da UFMG e Projeto Palco Central do Cine-Theatro Central de Juiz de Fora. Já atuou em grupos de câmara como o Grupo de Câmara da Pro Arte e o Grupo de Flautas da UFJF e também na Orquestra Acadêmica da UFJF. Atualmente é flautista da Banda de Música da Escola Preparatória de Cadetes do Ar.
O Projeto
o projeto “Além da Partitura”, é uma série de recitais didáticos que busca expandir a compreensão musical do público, explorando o contexto histórico, técnico e expressivo das obras interpretadas. A proposta do “Além da Partitura” é aproximar músicos, estudantes e o público em geral do universo da música erudita e contemporânea, revelando os detalhes que muitas vezes passam despercebidos em uma apresentação tradicional. Cada recital será uma oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre compositores, estilos musicais, técnicas de interpretação e os desafios da performance ao vivo. Os recitais serão realizados no auditório do Conservatório Municipal, oferecendo uma experiência única que combina performance ao vivo com comentários dos músicos sobre as obras apresentadas. Essa abordagem interativa promove uma compreensão mais profunda da música, enriquecendo a experiência tanto para iniciantes quanto para ouvintes experientes.


