

56ª Expô Barbacena terá campanha de conscientização pela doação de órgãos
Mais de 46 mil brasileiros estão atualmente na lista de espera por um transplante de órgão

Tem início amanhã (14/05) em Barbacena a 56ª Exposição Agropecuária de Barbacena. Durante o evento, acontecerá uma campanha para incentivar a doação de órgãos entre a população a partir de uma mobilização com o objetivo de ampliar as chances de vida de milhares de pessoas que aguardam na fila por um transplante.
A ação está sendo realizada pela Prefeitura de Barbacena, em parceria com a MG Transplantes, órgão da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), e durante a festividade haverá a apresentação de informativos sobre o tema, balões e mensagens da MG Transplantes.
De acordo com dados atualizados, mais de 46 mil brasileiros estão atualmente na lista de espera por um transplante de órgão. Em Minas Gerais, o número ultrapassa os 4 mil pacientes à espera de um órgão vital, além de mais de 4.300 pessoas que aguardam por um transplante de córnea.
Cada doador pode salvar até 10 vidas, o que torna a conscientização sobre o tema ainda mais urgente. A campanha prevista contará com distribuição de materiais informativos, orientações sobre o processo de doação e a importância do diálogo entre familiares — já que, no Brasil, a autorização para a doação de órgãos só pode ser dada pelos parentes do doador.


