

Catequistas recebem formação sobre iniciação cristã de adultos em Barbacena
A ação contou com a participação de 84 catequistas

No último mês, catequistas e coordenadores paroquiais de Catequese reuniram-se no Centro de Pastoral Regional, em Barbacena. O encontro a nível de Região Pastoral Mariana Sul recebeu todos para uma formação destinada à Catequese de pessoas adultas. Ao todo, 84 catequistas participaram.
A ação foi assessorada pelo seminarista da Paróquia São José, em Alto Rio Doce, Anderson Airton Dionísio. A formação foi bem aceita pelos presentes e o encontro iniciou-se com a celebração do perdão inspirado no Evangelho de Lucas 15, 11-31. Em seguida, foi trabalhado como o Evangelho ensina a aprender com Jesus a respeito do encontro, do diálogo, do conhecer Jesus, da revelação, do anúncio e do testemunho da fé.
Na oportunidade foi apresentado o Rito de Iniciação Cristã para Adultos (Rica), o qual orienta os catequistas na preparação dos adultos para receberem os sacramentos do Batismo, Crisma e Eucaristia.
Para a coordenadora de Catequese da Paróquia Santo Antônio, em Barbacena, Maria Rita da Cunha, o tempo de preparação para receber os Sacramentos, observando a proposta do Rica, é necessário para a formação espiritual do adulto. “É preciso estar atentos aos sinais dos tempos e aprender com Jesus como lidar com os desafios atuais. Nesse sentido, o seminarista Anderson nos apresentou o documento Rica, mostrando-nos a origem e a história dele,” destaca.
Já o seminarista Anderson, destaca falou sobre a importância do evento. “A formação com os catequistas foi muito enriquecedora, pois pude contemplar na face dos presentes a sede de aprender e querer servir melhor a Deus no ministério de catequese”, declarou.
Ainda segundo o Seminarista, este é o início de um caminho a ser trilhado em outras formações e encontros. “Creio que o encontro formativo de sábado sobre o Rica foi apenas o primeiro de muitos, levando em consideração a riqueza do itinerário para iniciação cristã para adultos e o pouco conhecimento que os catequistas têm quanto ao assunto. Vale ressaltar que no fim da formação foi proposto a realização de outro momento formativo com os catequistas,” finaliza o seminarista.
Com informações da Arquidiocese de Mariana


