• Força Estadual do SUS chega a Barbacena e capacita quanto ao manejo clínico das arboviroses

    O objetivo é preparar a rede assistencial para o manejo clínico adequado das arboviroses

    Foto: Priscila Rezende

    Aconteceu nesta quarta e quinta-feira (26 e 27/03) uma capacitação para médicos e enfermeiros dos municípios jurisdicionados à Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Barbacena. O objetivo é preparar a rede assistencial para o manejo clínico adequado das arboviroses, como Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela.

    Segundo a Assessora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Janaína Passos, a Força Estadual do SUS (Sistema Único de Saúde) é uma estratégia da vigilância epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde visando apoiar a assistência dos municípios no manejo clínico dos casos das arboviroses, “principalmente agora, nesse início de ano, para ajudar no fortalecimento das ações dos municípios”, explicou.

    “E para isso a gente formou uma equipe composta por 7 médicos e 5 enfermeiras que são a Força Estadual do SUS. E eles estão no processo já de finalização desse momento de viagens a todas as Regionais de Saúde fazendo as capacitações com os profissionais dos municípios”, completou.

    De acordo com a Assessora da Vigilância Epidemiológica da SES-MG, trata-se de uma capacitação diferenciada, por não ficar apenas restrita à palestras: “é importante ressaltar que essa é uma metodologia diferente. A Força Estadual utiliza uma metodologia ativa na qual os participantes não ficam no momento de palestra apenas, eles discutem casos clínicos e qual o melhor manejo desses casos” pontuou.

    Ela explicou que “no segundo momento, é aberto para todos irem discutindo juntos o que fariam de diferente ou de igual, qual diagnóstico diferencial que poderia ser feito ali, quais os exames necessários para a condução daquele caso, então eles vão seguindo conforme o fluxo, que a gente tem de atendimento à dengue, em que cada grupo envolve um caso diferente”, finalizou.

    Em Barbacena, o evento contou com a presença do Superintendente Regional de Saúde, Renato Soares dos Reis que realizou a abertura, e com a organização das Coordenações e equipes de Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica e Redes de Atenção à Saúde da SRS Barbacena. E as explanações e conduções das dinâmicas em grupos, realizadas pelo médico Herbert Fernandes e pela enfermeira Bruna dos Santos, ambos integrantes da Força Estadual do SUS.

    O que é a Força Estadual do SUS/MG?

    É uma equipe composta por sete médicos e de cinco enfermeiras, que tem como finalidade potencializar a atuação da Vigilância em Saúde Estadual, em cooperação com os municípios, em situações de risco epidemiológico, ocorrência de doenças e agravos inusitados, nos surtos, endemias e pandemias, nos desastres ambientais naturais ou tecnológicos que impactem na desassistência à população e nas situações que configure situação de emergência identificada pela Secretaria de Estado de Saúde ou decreto de situação de emergência ou calamidade pública decretados pelos municípios, mediante análise da Subsecretaria de Vigilância em Saúde da SES-MG.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.