Professora de Barbacena representará Minas Gerais na Plataforma do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
O trabalho foi desenvolvido no ano passado a partir dos resultados das avaliações contínuas da Plataforma do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada
A professora da Rede Municipal de Ensino de Barbacena, Ana Paula de Souza Elias, apresentará o seu trabalho que desenvolveu com sua turma no ano de 2024 a partir dos resultados das avaliações contínuas da Plataforma do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). Docente da turma de 5º ano do Ensino Fundamental I da E.M. Professora Yayá Moreira, Ana Paula foi selecionada, dentre outros participantes, pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) para representar Minas Gerais.
A Plataforma Digital de Avaliações Periódicas do CAED, é uma ferramenta que visa apoiar professores e gestores na avaliação do processo de alfabetização e nas intervenções pedagógicas necessárias para garantir o direito à alfabetização e o acompanhamento das aprendizagens dos alunos. Isso possibilita aos professores o acesso a uma análise quantitativa e qualitativa do desempenho de cada aluno e de sua turma, a partir dos resultados das avaliações. Estes dados contribuíram para que o (re)planejamento das ações pedagógicas estivessem baseados nas necessidades reais de aprendizagem.
Na última terça-feira (28/01), a professora Ana Paula gravou o vídeo que apresentará o trabalho pedagógico desenvolvido pela docente em prol da qualidade da aprendizagem de seus alunos a partir dos resultados das avaliações contínuas e formativas do CNCA/CAED. O vídeo fará parte da série: Ideias Inspiradoras, um projeto do CAED que promove e compartilha práticas e ações que inspiram educadores de escolas de todo o país.
De acordo com Ana Paula, no seu relato, a Plataforma permitiu que ela pudesse verificar, acompanhar, orientar e trabalhar as habilidades esperadas em momentos diferentes do ano de 2024. “Na minha turma no Ciclo I, ocorrido em março/24, em Língua Portuguesa (leitura) tínhamos como resultado: 4% de defasagem, 33% de aprendizagem no nível intermediário e 63% de aprendizagem no nível adequado, mas no Ciclo III, ocorrido em outubro, os resultados melhoraram muito, sendo de 0% de defasagem, 4% de aprendizagem no intermediário e 96% de aprendizagem no nível adequado. Dois alunos obtiveram 100% de desempenho na avaliação de Língua Portuguesa no Ciclo III. Um desses alunos foi autor da redação destaque no programa PROERD que foi aplicado na escola em 2024”, destacou.