EPCAR realiza cerimônia de formatura de mais de 120 alunos em Barbacena
O evento marcou a formatura de 122 alunos na EPCAR em Barbacena
Aconteceu na última sexta-feira (13/12) em Barbacena a cerimônia de conclusão do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) da Turma Cavok. O evento marcou a formatura de 122 alunos, destacando o papel da EPCAR como um dos pilares da formação de futuros Oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB).
Recebido pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, presidiu a solenidade.
“Nessa cerimônia militar tão especial, ressalto a satisfação e felicidade da Força Aérea Brasileira em ter a sua EPCAR entre as melhores escolas públicas do Brasil. Tenham certeza que os seus jovens receberam uma inquestionável formação moral e cívica, fundamentada nos valores ‘aprender para liderar’, ‘servir por ideal’ e ‘dignidade acima de tudo’. Esses resultados são fruto de um trabalho dedicado e incansável dos professores e instrutores, cuja paixão pela arte de educar tem moldado, diuturnamente, o caráter e a competência desses jovens, sendo isso muito valorizado mundo afora”, destacou o Comandante da Aeronáutica durante o seu discurso.
Durante o evento, foi prestada uma homenagem ao paraninfo, Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, com o descerramento da placa da turma de formandos. Por sua vez, o patrono da Turma Cavok, Ayrton Senna da Silva, ícone do automobilismo brasileiro e tricampeão mundial de Fórmula 1, também foi reverenciado.
Em um ato tradicional, foi concedido o Prêmio EPCAR ao primeiro colocado, o aluno Pedro Renó Pintos, que obteve uma média geral de 9,588. Além disso, distintivos foram entregues aos demais formandos.
“Formar-se na EPCAR é um misto de sensações: felicidade por termos conseguido; tristeza por estarmos deixando este lugar que tanto amamos; e até mesmo anseio pelo que está por vir no futuro. Nossa última marcha, nossa última canção entoada sairá do mais profundo local de nossos corações, sairá do orgulho que tivemos de sermos alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar. E, apesar da rotina pesada, do sol quente e do sono latente, conseguimos nos superar e ter a honra de poder jogar nosso quepe para o alto”, expressou o destaque da turma, Pedro Renó.
A cerimônia foi marcada por momentos de emoção, como o desfile militar e o tradicional grito de guerra dos esquadrões. O evento encerrou-se com a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, deixando um legado de orgulho e inspiração para os novos cadetes que seguirão para a Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).
Estiveram presentes também o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Fornasiari Rivero, autoridades militares e civis, além de familiares e convidados dos formandos.
EPCAR: um destaque nacional
Com 75 anos de história, a EPCAR reafirma sua posição como a melhor escola pública de ensino médio do Brasil, combinando excelência acadêmica com formação cívica e militar, e preparando jovens para defender os céus do país.
A EPCAR é reconhecida por seu rigoroso processo seletivo e pela qualidade do ensino oferecido aos seus alunos. A instituição da Força Aérea Brasileira (FAB) tem como objetivo principal não só preparar jovens para a carreira de aviador militar na Academia da Força Aérea (AFA), mas também se destaca pela formação integral dos estudantes, promovendo o desenvolvimento acadêmico, físico e moral.