• EPCAR celebra o Dia da Bandeira em Barbacena

    Na celebração alusiva ao Dia da Bandeira, o Pavilhão Nacional é hasteado ao meio dia, ocupando lugar de destaque durante toda a solenidade

    Foto: Sargento Valentim / Soldado Teodoro

    Na última semana, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou a solenidade militar alusiva ao Dia da Bandeira. Nesta celebração, o Pavilhão Nacional é hasteado em horário especial, ao meio dia.

    Durante toda a solenidade militar, a Bandeira do Brasil ocupa lugar de destaque, sendo conduzida por um oficial. Em 2024, a oficial responsável foi a Tenente Walquiria Isabela Louvera. A militar descreveu sua emoção por haver participado desse nobre momento. “Conduzir a Bandeira Nacional foi um momento de grande responsabilidade e emoção, pois a Bandeira faz parte da nossa história. Para nós militares, além de desafiador é uma honra”, concluiu.

    Durante a solenidade militar, foi realizada a leitura da Ordem do Dia do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, e o Comandante da EPCAR foi o responsável pelo hasteamento do Pavilhão Nacional.

    As Bandeiras em mau estado de conservação devem ser entregues a qualquer Organização Militar, para que sejam incineradas no Dia da Bandeira, segundo o cerimonial peculiar. Nesta cerimônia, o responsável pela incineração foi o Suboficial Anderson Ávila Diniz, graduado mais antigo da GUARNAE-BQ e classificado no excelente comportamento. O militar descreveu a sensação em representar os demais militares nesse ato solene e representativo. “Participar de tão importante solenidade, representando os graduados, é motivo de muito orgulho. Agradeço por ter sido parte deste momento significativo, e que a Bandeira do Brasil continue a nos unir como uma nação forte e indivisível”, resumiu o Suboficial Diniz.

    O evento foi presidido pelo Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, acompanhado pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira. Estiveram presentes o efetivo militar e civil da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), incluindo os alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR).

    Encerrando a solenidade, a Guarda de Honra da Nascente do Poder Aéreo, desfilou em continência à Bandeira Nacional, que após o desfile retornou, solenemente, para o Salão Nobre da EPCAR, local onde permanece guardada.

    Dia da Bandeira

    A Bandeira Nacional, de conformidade com o disposto na Constituição Federal, é símbolo da República Federativa do Brasil e foi adotada pelo decreto no 4, de 19 de novembro de 1889, dia no qual passou a ser comemorado o Dia da Bandeira. A maior Bandeira Nacional fica na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF), com 286 metros quadrados e 90 quilos.

    Palestra do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial

    No período da manhã do mesmo dia, o Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), ministrou uma palestra para os alunos, instrutores e professores do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR).

    Estiveram presentes o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar André Luiz Alves Ferreira, os oficiais superiores, além dos demais oficiais e o corpo docente da Nascente do Poder Aéreo.

    Com uma abordagem voltada para as escolhas e desafios da carreira militar, a apresentação possibilitou ao público presente conhecer mais sobre a missão do DCTA e o caminho percorrido pelo piloto da Força Aérea Brasileira (FAB), ressaltando a importância de buscar conhecimento continuamente, visando ao amadurecimento operacional. “Esta aula ministrada hoje foi voltar no tempo. Tenho um carinho especial pela Escola, principalmente porque neste local que aprendi as primeiras noções de espírito de corpo e ser resiliente. Retornar depois ter sido promovido ao último posto como Oficial-General para mim também é muito significativo, pois tudo começou aqui.”, destacou.

    O Brigadeiro do Ar André Luiz, em sua fala de agradecimento, enalteceu a brilhante explanação do Oficial-General, que colaborou para a formação dos alunos do CPCAR, descrevendo todas as fases de sua carreira.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.