• Presídio de Barbacena é um dos 149 superlotados em Minas Gerais

    Em Minas Gerais, 149 das 223 unidades prisionais enfrentam um problema de superlotação; seis delas registram a ocupação de exatamente 100%

    Foto: Polícia Civil

    A superlotação carcerária continua sendo um dos principais desafios enfrentados pelo sistema prisional de todo o Brasil. Em Barbacena, dados da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) informam que, embora o Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz opera abaixo da capacidade, o presídio da cidade possui lotação acima da capacidade.

    Apesar de a Sejusp não divulgar o número exato de detentos por questões de segurança, informações sobre a lotação das instituições foram repassadas a Folha de Barbacena, sendo informado que o município conta com um total de 398 vagas no total, sendo 249 dessas no Hospital Psiquiátrico e Judiciário Jorge Vaz e as outras 140 no presídio da cidade.

    Em Minas Gerais, dados divulgados pelo jornal Estado de Minas apontam uma superlotação de 66,8% das unidades prisionais, de forma que 149 das 223 abrigam mais pessoas do que deveriam. Seis delas registram a ocupação de exatamente 100%.

    De acordo com a Sejusp, o Governo de Minas Gerais está buscando aumentar o número de vagas em presídios e penitenciárias de todo o estado. “Só nos últimos quatro anos o sistema prisional mineiro empreendeu o total de 66 obras e intervenções de manutenção em presídios e penitenciárias, das quais 50 já foram concluídas e 16 estão em andamento. Ao final, serão mais de 5 mil vagas novas geradas”, pontuou em nota.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.