Documentário fala sobre abusos sofridos pelas pacientes do Hospital Colônia de Barbacena
A produção está disponível no serviço de streamig Playplus
Disponível no serviço de streaming Playplus, o documentário “Hospital Colônia: Insanidade, Tortura e Morte” conta os abusos sofridos pelas pacientes do centro psiquiátrico localizado em Barbacena. Com foco nas mulheres, a produção conta com entrevistas de ex-internas e ex-funcionárias, retratando os abusos físicos, sexuais e mentais que as condenavam pacientes à internação e também que aconteciam dentro do hospital.
A instituição, que funcionou entre 1903 e 1994, teve entre seus internos diversas pessoas que não apresentavam nenhum transtorno mental. Entre os pacientes estavam pessoas marginalizadas na sociedade, desde crianças deficiência, adultos homossexuais, pessoas em situação de rua, mulheres que engravidaram antes de se casar, entre outras pessoas consideradas indesejadas.
Mais de 60 mil pessoas morreram por não resistir aos tratamentos aplicados na instituição, que iam além das condições precárias, contando com eletrochoque e também lobotomia. As vítimas nunca foram indenizadas pelas violências as quais foram submetidas e ninguém foi responsabilizado pelos crimes ocorridos ali.
Confira a matéria produzida pelo R7 sobre a produção: