• CPRE: procedimento minimamente invasivo é realizado pela primeira vez em Barbacena

    O exame investiga e diagnostica doenças no trato biliar e pancreático, como pancreatites, colangites ou colangiocarcinomas

    Em Barbacena, foi realizado pela primeira vez um procedimento de extração de cálculos pancreáticos utilizando a técnica minimamente invasiva de colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE). O procedimento foi feito no Hospital Ibiapaba CEBAMS sob a liderança do Dr. Luiz Felipe Parma Caputo e considerado um sucesso.

    Segundo o Dr. Luiz Felipe, a complexidade desse procedimento aconteceu pela posição de um cálculo (popularmente conhecido como pedras) no pâncreas. Durante o exame de CPRE, foi observada uma obstrução do ducto pancreático principal, necessitando de intervenção cirúrgica minimamente invasiva por vídeo. “Na abordagem por CPRE eu realizei a cateterização do Ducto de Wirsung seguido da pancreatografia. Após a identificação do cálculo de aproximadamente seis milímetros, fiz a papilotomia e a extração com o uso de balão. Esse tipo de abordagem é complexa e difícil, devido ao pequeno calibre dos ductos pancreáticos e pela alteração das manobras habituais utilizadas para acesso das vias biliares. Por fim, optei pela inserção de uma prótese pancreática a fim de garantir a drenagem e diminuir o risco de pancreatite no pós CPRE”, declarou ele.

    CPRE é um exame que investiga e diagnostica doenças no trato biliar e pancreático, como pancreatites, colangites ou colangiocarcinomas. Através dele é possível tratar doenças das vias biliares e pancreáticas de forma minimamente invasiva, sem cortes e menor tempo de internação. No Hospital Ibiapaba CEBAMS, o CPRE é feito por equipe capacitada, atendimento humanizado e equipamentos de ponta, tendo cuidado anestésico, médico e da equipe multidisciplinar.

    Nos pacientes com diagnóstico de obstrução das vias biliares em exames de imagem, o CPRE indicada de forma adequada pode resolver o problema ou auxiliar bastante a qualidade de vida.

    Segundo o Dr. Maurício José da Silva Júnior, médico anestesiologista do Hospital, o pioneirismo e os investimentos da instituição refletem-se em melhor resposta do paciente. “O Hospital Ibiapaba CEBAMS é pioneiro no tratamento de CPRE e em outras áreas da endoscopia em Barbacena e região. Estamos investindo nos equipamentos mais modernos do mundo nessa área para proporcionar aos pacientes o melhor tratamento existente. Todo esse processo reflete-se na melhor resposta do paciente durante o pós-cirúrgico”, finalizou.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.