Investimentos no Bloco Cirúrgico do Hospital Municipal de Carandaí vai beneficiar 19 cidades da região
O hospital realiza em média 400 cirurgias por ano e o objetivo é ampliar as operações
Na manhã de hoje (16/10), o vice-governador Professor Mateus esteve presente durante uma vistoria no Hospital Municipal Sant’Ana, em Carandaí. Na ocasião, foram anunciados investimentos para a aquisição de equipamentos para o Bloco Cirúrgico da unidade hospitalar. Com o objetivo de fortalecer o programa Opera Mais Minas Gerais, que visa ampliar o acesso às cirurgias eletivas, o Governo do Estado repassou cerca de R$1,65 milhão.
O Vice-Governador falou sobre o impacto do investimento que poderá atender os 19 municípios do entorno. “Hoje, o Hospital Municipal de Carandaí realiza quase 400 cirurgias por ano – e temos certeza de que esse número pode crescer ainda mais com o nosso investimento. Para toda a macrorregião de Carandaí, esse investimento é muito importante”, ressaltou ele.
Entre os equipamentos para aquisição estão: aparelho de anestesia, foco cirúrgico de teto com câmera de vídeo, sistema de vídeo de endoscopia rígida, além de cinco camas elétricas.
O secretário de Estado de Saúde (SES-MG), Fábio Baccheretti, falou sobre o programa Opera Mais. “Minas Gerais nunca financiou cirurgias eletivas na história. Nós temos uma tabela diferenciada que paga até seis vezes mais que a tabela SUS, além de bonificar os municípios que recebem outros vizinhos menores. Então o custeio vem conforme a produção, e a bonificação vem conforme a referência dos municípios menores. Esse investimento faz todo o sentido: a gente melhora as condições para a equipe e deixa o hospital fazendo cirurgias no azul, o que é raro de acontecer, mas que estamos conseguindo em nosso estado”, pontuou.