Corpo de Bombeiros realiza Semana de Prevenção às Queimadas e Conscientização Ambiental
A prática de queimadas é considerada um crime ambiental que prevê reclusão e multa
A 2ª Companhia Independente, em Barbacena, realizará até o próximo sábado (10/08) a “Semana de Prevenção à Prática de Queimadas”. O evento visa conscientizar a população sobre os danos ambientais causados pelas queimadas e incentivar o uso responsável do fogo.
Durante este período, diversas ações educativas e preventivas serão desenvolvidas com o intuito de reduzir a incidência de queimadas e fomentar a consciência ambiental, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e a mitigação dos danos aos ecossistemas. Entre as ações previstas, destacam-se as campanhas de mídia e redes sociais, que utilizarão esses meios para divulgar vídeos de conscientização e prevenção produzidos pela Unidade. Além disso, haverá blitz educativas em pontos estratégicos, com distribuição de panfletos informativos e abordagem à população para orientação sobre os riscos das queimadas e a importância de preservar o meio ambiente.
Entre as dicas preventivas essenciais para evitar incêndios em vegetação está não utilizar fogo para limpeza de terrenos, evitar jogar bitucas de cigarro em áreas verdes, realizar aceiros ao redor de áreas de cultivo, monitorar queimadas controladas com autorização e supervisão de órgãos competentes, e descartar lixo de forma adequada, evitando acumular resíduos em áreas verdes.
É também importante que a população denuncie queimadas ilegais e criminosas pelos tri-dígitos 193, 190 e 181. A prática de queimadas é considerada crime ambiental, conforme o Artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/1998), que prevê penas de reclusão de dois a quatro anos e multa.
As queimadas causam sérios prejuízos à fauna e à flora, reduzindo a cobertura vegetal e a fertilidade do solo, além de provocar desequilíbrios ambientais e graves problemas de saúde devido à poluição do ar.