• Julho Amarelo: CTA terá atendimento estendido na próxima semana em Barbacena

    Os atendimentos acontecerão até às 20h

    Foto: Agência GOV

    A campanha Julho Amarelo busca promover a conscientização sobre os riscos e sintomas das hepatites virais, além de reforçar medidas de prevenção e alertar para a importância do diagnóstico precoce. Em Barbacena, o Centro de Testagem e Amostragem (CTA) realizará atendimentos com horário estendido até às 20h na próxima semana, de segunda a quinta-feira (22 q 25/07).

    A ação está sendo realizada em comemoração ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, celebrado no dia 28 de julho e que foi instituído no Brasil pela Lei nº 13.802/2019. A data tem por finalidade reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais, que são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves.

    Geralmente, essas infecções não apresentam sintomas na fase inicial, mas são sintomas possíveis fraqueza, dor abdominal, pele e olhos amarelados, perda de apetite, náuseas, urina escura e fezes claras.

    No país, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Dessas, a B e C são transmitidas pelo contato com sangue contaminado. A hepatite B também é transmitida pela relação sexual e de mãe para filho durante a gestação.

    Algumas medidas de prevenção incluem a vacinação para as hepatites A e B, assim como tomar cuidado com objetos cortantes, evitar o compartilhamento de agulhas, seringas, lâminas de barbear, escova de dentes, alicate de unha ou outros objetos que possam estar contaminados, é importante também o uso de preservativos nas relações sexuais, e a realização de tatuagens ou instalação de piercings em locais vistoriados pela Vigilância Sanitária. Além disso, lavar as mãos regularmente com água e sabão também é recomendado, especialmente antes das refeições e após o uso de banheiros, pois ajuda a prevenir a hepatite A.

  • Botão Voltar ao topo
    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.