Sessões do Cinema Itinerante da Casa da Ciência de Barbacena, com o projeto “Cineclube Brasil”, têm emocionado o público
As exibições do projeto estão acontecendo de maneira gratuita
Barbacena recebeu neste mês de julho quatro sessões de exibição de filmes do Cinema Itinerante e Cineclube, parte do desenvolvimento do projeto “CineClube Brasil: A história do Cinema Brasileiro a partir de filmes de Domínio Público”. As exibições este semestre fazem parte de projeto aprovado via Lei Paulo Gustavo, Lei Federal, em Nível Estadual, e são totalmente gratuitas.
Com curadoria e projeto de Doutor Delton Mendes Francelino, as sessões tiveram a exibição de curtas metragens, documentário e longas nacionais, como “No limite”, “Ganga Bruta” e outros. Além disso, também houve um rico e profundo debate sobre as obras cinematográficas brasileiras, passado, presente e futuro.
De acordo com a assessoria de comunicação de Delton e da Casa da Ciência e da Cultura, 46 pessoas participaram das exibições até agora. Com mais de sete horas de duração, as sessões emocionaram os presentes, motivando conversa para além do audiovisual. Crianças, adultos e PCDs compartilharam estes momentos, de várias faixas etárias, compondo público heterogêneo.
Algumas pessoas emocionaram-se com as discussões tidas e estímulos trazidos pela curadoria feita dos filmes, que entrelaçaram-se nos sentidos e propostas educativas e reflexivas que sempre fazem parte dos propósitos dos projetos de Delton. “Este projeto, do Cinema Itinerante, agora com este recurso da Lei Paulo Gustavo, terá 5 dias de exibição de filmes nacionais e algumas outras coisas, bem legais, e exibições extras, também gratuitas. A intenção é promover a reflexão sobre a importância do Cinema Brasileiro e sua história, sobretudo a partir de filmes antigos, que marcaram o começo de nosso cinema, mas também outros, atuais, de domínio público. Estudar e tornar público nosso cinema é uma maneira de incentivar que leis como estas, de cultura, continuem e que geremos público cada vez mais crítico e consciente sobre as linguagens nacionais”, declarou ele.
Para estimular a participação de PCDs, legendas e outros processos têm tido desenvolvimento também. Alguns programas sobre as obras exibidas também foram gravados e publicados no Podcast “Falando de Ciência e Cultura” por Delton, e podem ser ouvidos gratuitamente via Spotify, Deezer, Google Podcasts, dentre vários outros apps de áudio!
Interessados em saber mais sobre os eventos do Cinema Itinerante, do projeto atual e da Casa da Ciência e da Cultura, criada por Delton, podem enviar mensagem para o whatsapp (32)98451 9914, e seguir os perfis no Instagram @delton.mendes e @casadacienciaedacultura.